web analytics

Você já deve ter visto em algum site um ícone com o sinal de positivo, um número e as cores do maior buscador do mundo. Mas você tem ideia do que se trata e qual é a utilidade desta ferramenta? No artigo de hoje, o Dicas de Hospedagem vai explicar o que é o Google +1 (ou Plus one) e como esta ferramenta pensa em concorrer com outros botões de recomendação de conteúdo como o do Twitter e do Facebook. Também vamos ensinar como instalar o +1 no seu site.

Carregando o bom nome do Google, o +1 é uma ferramenta que promete melhorar as buscas e torná-las cada vez mais sociais. Funciona da seguinte forma: você instala o botão desta ferramenta no seu site (da mesma maneira que os botões do Twitter e do Facebook) e os usuários clicam nele para recomendar conteúdos para outras pessoas. A cada recomendação o número do widget do seu site vai se modificando.

O sistema é muito parecido com o botão Curtir do Facebook. A ideia do Google é também fazer do +1 uma oportunidade de conectar usuários, uma vez que os conteúdos recomendados vão influenciar apenas os resultados das buscas de amigos. Além de poder recomendar resultados para os amigos, os usuários vão poder “selecionar” quais são os conteúdos que mais lhe interessam na hora de uma busca na internet. Para quem tem um site, este é mais um motivo para fidelizar a audiência.

Podemos ver que aos poucos as buscas das pessoas estão influenciando no algoritmo do Google. Apesar dos resultados do Plus One ainda não interferirem diretamente na busca, se a rede social “estourar” (isto significa muita gente conectada) vai ganhar um peso gigantesco. E claro vai virar um fator preponderante para quem lida com SEO. No balanço geral, vale a pena investir. Veja agora como instalar o botão do +1 nos artigos do seu site.

Como instalar o botão do Google +1

 

Se você acha que vale a pena apostar no Google +1, temos uma boa notícia. A instalação é muito simples. Você apenas vai ter que copiar um código no site oficial do +1 e colar exatamente antes da tag </body> em seu site. Isso você faz chegando até o código fonte da sua página e localizando a tag através do comando CTRL + F. Outra opção (mais simples) é configurar as postagens para o botão do Plus One aparecer antes do início de cada artigo.

As cartas estão à mesa. Depois do Buzz, da compra do Orkut e outras tentativas frustradas de dominar as redes sociais, o Google tenta novamente bater os rivais Facebook e Twitter. Como estratégia, está no caminho certo. Afinal, dar o controle aos usuários de modificarem os resultados do buscador é algo que, no mínimo, vai chamar atenção. Agora se vai dar certo ou não aí já é outra história. Para quem tem um site, resta testar a ferramenta e ver no que dá.



Você também vai gostar de:

Share This