web analytics

O Dicas de Hospedagem explicou na série sobre como abrir um e-commerce que uma das coisas mais importantes para a definição de um site de sucesso é a escolha correta das palavras chaves que serão usadas na página da internet. A escolha das principais palavras de um site ou blog ajuda a definir de que forma este é classificado no Google. Uma das melhores ferramentas para descobrir estas palavras é o Adwords e hoje vamos ensinar como você vai utilizar ele para otimizar o seu site.

Para quem não sabe, o Adwords é o programa do Google no qual você anuncia no Adsense. Dentro do Adwords, há uma página onde você coloca os termos mais relevantes para o seu nicho de negócio e consegue descobrir alguns dados importantes como número de buscas feitas todo o mês, relevância da página em relação ao nicho e números de sites concorrentes. Inicialmente, a ferramenta era para ser utilizada para criar os anúncios, mas descobriu-se que ela é ótima para ver as keywords de um site.

A primeira parte de como descobrir as palavras chaves do seu site é pensar no nicho de negócio que você vai utilizar. Exemplo: você quer fazer um site sobre vendas de tijolos. Você deve colocar o termo tijolos neste site do Adwords. Aparecerão dezenas de sugestões de palavras chave. Desta lista de keywords, você vai tirar o nome do seu site e principais termos que vão definir como é a sua página da internet.

No nosso exemplo apareceram os termos tijolos ecológicos, tijolos baianos, tijolo comum, tijolo cerâmico, preço tijolo e tijolo refratário, entre outros termos. A partir destes termos, você pode criar um texto de abertura do site mais ou menos assim: “Aqui no nosso site trabalhamos com tijolos ecológicos, do modelo baiano, tijolo comum, cerâmico refratário e outros. Temos diversas faixas de preço do tijolo”. Pode parecer meio redundante, mas é assim mesmo que você tem que escrever.

Caso você seja iniciante no mundo do SEO, consulte os especialistas em criação de backlinks do PowerBusca.

E o nome do site como que eu escolho?

Para definir o texto de abertura, a tarefa é mais simples. Mas para escolher o nome do site, ela é mais complicada. Se você trabalha com um e-commerce é bom utilizar a palavra chave principal (no caso do exemplo, tijolos) e algum termo que remeta a ideia de vendas online. Pode ser uma palavra como online, vendas, compra, comércio ou outra do tipo. Você deve se atentar no fato de que é preciso ter um domínio disponível. Por isso, utilize umas cinco sugestões de nome, todos com final .com ou .com.br e teste.

Dá para brincar bastante com a ferramenta do Adwords. Uma dica legal é usar as longtails keywords, que são as frases relacionadas com os termos da busca. Elas são de muita importância para a otimização de sites no Google. Mas sobre isto vamos falar em outra oportunidade. Se você quiser saber mais dicas de como montar um e-commerce, acompanhe a série que o Dicas de Hospedagem fez para quem deseja lucrar com um negócio online.



Você também vai gostar de:

Share This