web analytics

Melhores plugins para SPAM do wordpress

Nós sempre dedicamos um espaço aqui no Dicas de Hospedagem para mostrar o quão efetivo é o WordPress e como a plataforma se destaca positivamente diante das demais. Atualmente, aproximadamente 20% dos usuários que possuem um site ou blog próprio se registraram no WordPress e utilizam do mesmo para administrar suas páginas na web.

Toda essa visibilidade, somada à facilidade em publicar comentários – basta preencher um formulário com os dados requeridos, sem a necessidade de registro prévio – revelam-se atrativos a um tipo específico de conteúdo que pode ser destrutivo a qualquer website: o spam.

Não é uma tarefa lá muito difícil identificar um spam. Controlá-lo e impedí-lo de invadir seu site e prejudicar toda a experiência de navegação, porém, pode revelar-se um pouco trabalhoso – mas não deixa de ser uma necessidade, já que o spam utilizará sua CPU e seu banco de dados para a publicação.

Felizmente, identificamos três plugins de desempenho satisfatório que ajudam a prevenir e combater o spam. Daremos mais detalhes sobre eles a seguir. Mas, antes, que tal relembrar todos os plugins que já tiveram seu espaço aqui no Dicas de Hospedagem? Você verá que sua experiência com o WordPress vai se revelar ainda mais completa com eles!

Agora sim! Vamos aos melhores plugins para prevenir SPAM?

 

 

Previna o spam com o Bad Behavior!

 

Prevenir é sempre melhor do que lidar com a consequência. Logo, daremos destaque primariamente a um plugin que representa sua primeira linha de defesa no combate ao spam. O Bad Behavior, a solução com base em PHP, impede comentários contendo spam e os bots que os publicam.

O plugin é constantemente atualizado, o que garante sua eficácia até mesmo com novas formas de propagar o spam.

Para utilizá-lo, basta fazer a instalação, pois sua configuração básica já é suficiente para proteger seu site contra spams. Entretanto, se você quiser desbravar o programa para usufruir de outras ferramentas interessantes, recomendamos que você verifique a seção Security no programa. Nela, há uma opção desmarcada chamada String Checking. Ela otimiza ainda mais a proteção do Bad Behavior e bloqueia um número maior de bots e comentários com spam. Não deixe de marca-la!

O problema, nesse caso, é que alguns usuários podem ser bloqueados por acidente. Sendo assim, para evitar isso, faça uma conta no Project Honeypot, um dos maiores sites de combate ao spam. Seu banco de dados pode ser utilizado para moldar o Bad Behavior e, com isso, evitar bloqueios acidentais de usuários. Para fazê-lo, basta integrar a http:BL key recebida ao se cadastrar no Project Honeypot ao plugin.

 

 

 

Impeça os bots de publicarem spam com o NoSpamNX

 

O spam no WordPress tem um padrão: no momento de preencher os campos requeridos para publicar o comentário em questão, são completados apenas os de caráter obrigatório. Logo, com o intuito de utilizar essa característica contra os bots, é possível criar um campo oculto, que pode ser visualizado apenas por esses “usuários robôs”. Defina-o como obrigatório também, e o bot terá que preenche-lo a fim de ter o comentário com spam publicado, enquanto os outros usuários sequer saberão de sua existência e poderão continuar a comentar em seu site normalmente.

É aqui que entra o plugin NoSpamNX: ele não só reconhecerá o comentário com spam, como também irá impedi-lo de ser publicado.

Nós consideramos o NoSpamNX como uma segunda linha de defesa. Se utilizá-lo junto do plugin Bad Behavior, ficará ainda mais fácil de se ver livre de spams.

 

 

 

Analise os comentários e identifique o spam com o Akismet

 

Melhores plugins para SPAM - Akismet

 

Depois da dupla filtragem realizada pelo Bad Behavior e pelo NoSpamNX, poucos serão os comentários que conseguirão passar por suas linhas de defesa para, de fato, estarem presentes na respectiva seção. Ainda assim, até esses comentários que passaram pelos plugins e foram postados com o spam podem ser proveitosos para você, administrador do site, pois juntamente da terceira linha de defesa, o Akismet, será possível marcar o comentário como spam e impedí-lo de ser publicado novamente.

O Akismet é o plugin mais popular do WordPress nesse segmento, e prova de sua eficácia é que algumas atualizações mais recentes do WordPress já trazem o mesmo como addon.

 

 

Outras medidas

 

A própria configuração do WordPress permite que você seja mais criterioso quanto aos comentários. No atalho Settings > Discussion, você pode marcar uma opção que permite que todo comentário seja moderado e publicado apenas mediante sua aprovação. O interessante é que, daqui, você pode partir por dois caminhos distintos: sempre requerer a aprovação e, com isso, dedicar parte de seu tempo apenas para a moderação de comentários ou permitir que o sistema do WordPress reconheça um usuário cujo comentário já foi aprovado por você como “confiável”. Dessa maneira, novos comentários desse mesmo usuário não precisarão de sua aprovação.

 

 

Viu como pode ser fácil ver-se livre de spam e bots?

 

Se você conhece outros plugins ou práticas eficazes que de fato protegem sua página de spams, compartilhe conosco na seção de comentários – e fique tranquilo, você não verá nenhum spam aqui no Dicas!



Você também vai gostar de:

Share This