web analytics

Content Management Systems (CMS) estão em constante crescimento na internet. Elas permitem que uma grande quantidade de armazenamento somada à alta capacidade de customização e funcionalidade. CMS é o próximo passo na independência entre design e estrutura. O sistema começou com Cascading Style Sheets (CSS). Nos próximos anos, bilhões de dólares deverão ser gastos na implementação do CMS em empresas.

Alta Capacidade de Personalização

Os Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo estão disponíveis de diversas formas, dependendo da necessidade do negócio. O preço vai de muito caro (em milhões) até o open-source. Seja como for, todos eles são baseados na idéia de que o gerenciamento de conteúdo serve para permitir que os webdesigners se concentrem justamente no design.

CMS Workflow

O fluxo de trabalho de gerenciamento de conteúdo típico de um webdesigner consiste simplesmente em haver um espaço hábil para criações em que o desenvolvedor se sinta confortávem em trabalhar. Uma vez que o trabalho é concluído, ele é enviado para o servidor. Se houver problemas, as notas são enviadas de volta ao ambiente de gerenciamento de conteúdo. De forma análoga, do lado de conteúdo, o mesmo processo ocorre. No final, há controles rígidos para evitar problemas e garantir que o trabalho vai para o servidor.

Web Designers e especialistas de conteúdos

Designers têm a liberdade de se especializar dentro do ambiente de gerenciamento de conteúdo. Da mesma forma que profissionais de conteúdo adicionam sites em uma plataforma WYSIWYG, os designers fazem o que fazem de melhor: design. Especialistas de conteúdo podem adicionar o conteúdo de uma forma simplificada, não necessitando utilizar o FrontPage ou outros programas de criação.

A boa notícia para os designers é que o CMS remove a maior parte das tarefas que não lhe dizem respeito (tudo o que não tem a ver com design). Assim, os designers podem gastar seu tempo construindo modelos para várias partes do site. Devido ao ambiente ser baseado em modelo de CMS, as mudanças podem ser feitas e vistas por usuários finais quase que instantaneamente. Todas as mudanças passam pelo processo de fluxo de trabalho típico e terminam em uma publicação. Para quem não tem um designer trabalhando 100%, há a alternativa de comprar templates prontos. Uma dica é o ElegantThemes.

Os CMSs foram construídos para tornar a vida de todos mais fácil. Designers e especialistas em conteúdo têm agora a capacidade de se concentrar em sua especialização e não ter que se preocupar com o que não agrega valor. Isso aumenta a produtividade. Como os sistemas de gerenciamento de conteúdo se tornam cada vez mais fáceis de usar, o resultado será uma melhor experiência para o usuário final e, consequentemente, mais lucro ao seu negócio.

[via:webhostinggeeks]



Você também vai gostar de:

Share This