web analytics

 

Como manter seu publico interessado

A pergunta que intitula essa publicação representa um dos grandes desafios para qualquer empresa que possui um site ou para aqueles que trabalham com marketing digital.

“Possuo um site bem construído, tenho boas ideias e venho conquistando uma audiência satisfatória. Como manter essa audiência interessada na minha página para que, assim, não deixem de visita-la?”

Nós temos algumas ideias que podem ajuda-lo a desenvolver boas práticas em seu site. Vale ressaltar que não trazemos aqui a “fórmula mágica do sucesso” ou coisa do tipo. Tudo dependerá de como você aplicará essas ideias e como elas podem ser adaptadas para seu público.

 

 

Use as redes sociais a seu favor e evite o flood desnecessário.

 

Dizer “flood desnecessário” é quase um pleonasmo. Flood nunca é necessário. Imagine você num espaço amplo repleto de pessoas que poderiam nota-lo pelos mais variados motivos, mas o fazem porque você decide gritar a mesma coisa o tempo todo. Essas pessoas, que poderiam ouvir sua mensagem, agora fazem questão de ignorá-la e as chances de te notarem no futuro tornam-se quase nulas.

Esse exemplo é bem válido; mostra que a mensagem que tinha um potencial para atingir o público transforma-se em algo irritante, que contribui para que as pessoas deixem de ouví-lo. Isso afeta diretamente sua credibilidade e pode prejudicar não só seu site, como também a sua empresa.

O ideal é utilizar o marketing direcionado. Conhecer seu publico e compreender qual a melhor maneira de passar sua mensagem. O marketing de conteúdo pode ajudar nesse caso, bem como a utilização correta das redes sociais.

Falando em redes sociais, esse é um espaço que não só pode, como deve ser usado e abusado. Em alguns fins de semana, tem mais gente acessando o Facebook do que assistindo aos programas de auditório na TV. Aproveite as redes sociais para se aproximar do seu publico e, com isso, compreendê-lo mais. Se sua empresa disponibilizará um novo produto ou serviço, fale sobre ele na rede social de sua escolha.

Ah, então devo criar um perfil nas redes sociais mais acessadas, você deve estar pensando… Bem, isso não é indicado, a não ser que você possua uma equipe disponível para administrar todos os perfis criados no Facebook, no Twitter, no Google+, no Instagram e tantas outras. Se você deixa de dar a devida atenção para algum perfil em rede social, ele fica com aparência de abandonado, o que rapidamente acarreta a imagem de amadorismo. Portando, crie apenas perfis que você tem certeza de que serão atualizados periodicamente.

 

 

Crie um site funcional e responsivo.

 

De nada adianta você traçar estratégias para conseguir novos visitantes sendo que eles não terão uma boa experiência de navegação. O site deve ser organizado e as seções bem definidas. A homepage não deve conter tanta informação para não terem uma primeira visão confusa do website e o carregamento deve ser rápido – lembre-se que devem existir diversos outros sites dentro do ramo em que você está inserido com propostas similares às suas. O usuário que não consegue visualizar alguma informação em seu site por causa do carregamento demorado pode encontrar outra opção para suprir sua necessidade. É um cliente em potencial que você perde.

Conheça algumas soluções de criação de sites grátis e responsivos!

E falando em visualizar, um dos problemas mais comuns de sites novos ou em desenvolvimento é a ausência de uma versão para dispositivos móveis. Se o site abre no celular da mesma maneira que abre num desktop, parte de seu conteúdo não carrega corretamente. Celulares não dão suporte a flash, por exemplo. A tela também é menor, logo as fontes podem ficar difíceis de visualizar. Imagens podem quebrar a tabela do site, obrigando o usuário a utilizar a barra de rolagem a todo o momento para ler qualquer conteúdo no site.

O ideal é desenvolver um site responsivo, que se adapta para o dispositivo que está sendo usado para acessá-lo. Dessa maneira, você atinge uma gama ainda maior de pessoas e, com isso, tem o potencial de conseguir ainda mais público.

 

 

Marketing de conteúdo e marketing por e-mail.

Já citamos o marketing de conteúdo no início da publicação, mas vale a pena aprofundar um pouco mais nesse ponto. Com o marketing de conteúdo, você torna seu site não só uma plataforma de vendas, como também um lugar onde as pessoas vão para se informarem e interagirem entre si. É uma espécie de third place na Internet – e, acredite, quando seu site adquirir esse status, o tráfego dele agradecerá imensamente.

Lembre-se apenas de que o impacto do marketing de conteúdo está diretamente ligado com o que seu publico quer ver e como essas informações são passadas. Conseguindo aliar esses dois fatores a assuntos relevantes e que possuam relação com o ramo de sua empresa, as chances do marketing de conteúdo dar certo aumentam exponencialmente.

Outra ideia que pode ajudar sua empresa a manter o número de visitas é o marketing via e-mail. Apesar de parecer estar cada vez mais em desuso, muitas pessoas ainda utilizam a ferramenta – e, convenhamos, quem não possui e-mail?

Encoraje os usuários a se inscreverem em seu feed de notícias. Dessa forma, sempre que algum conteúdo novo for publicado, os usuários podem ser notificados via e-mail. Utilize o e-mail também para divulgar eventuais promoções e concursos.

 

 

Concluindo…

 

Apesar de todas as ideias que compartilhamos aqui, incentivamos todos a serem diferentes. Tenham novas ideias, criem, compartilhem boas práticas iniciadas por vocês. Só dessa maneira, é possível inovar e se tornar ainda mais referência em sua área.

Você já utilizou alguma dessas estratégias de marketing para sua empresa? Lembra-se de alguma que não foi compartilhada nessa publicação? Não deixe de participar do Dicas de Hospedagem através da seção de comentários!



Você também vai gostar de:

Share This