web analytics

“Posso fazer dinheiro com isso?”. Essa é a pergunta feita por quase todos no mundo dos blogs. Em algum momento, blogar passa de um simples hobby para algo mais próximo de um negócio. Pode ser um pouco dos dois, é claro, mas logo concessões precisarão ser feitas na forma de patrocínio e anunciantes, de modo a ganhar algum dinheiro no ‘mercado’ dos blogs.

A resposta curta à pergunta é SIM, é possível fazer dinheiro tanto com blogs pessoais quanto com blogs dedicados a assuntos mais específicos. Há um bom número de métodos para chegar a isso, todos com seus prós e contras. Vejamos alguns meios para chegar a esse objetivo.

Patrocínios

Às vezes é uma boa idéia buscar patrocínio para seu blog. Isso é feito através de um acordo entre o blogueiro e uma determinada empresa, que paga uma quantia mensal em troca de espaço publicitário, recomendação de produtos, ou posts sobre experiências de uso de um produto específico (na maioria das vezes, positiva).

Anunciantes individuais

Outra opção interessante para ganhar dinheiro com blogs é oferecer espaço para anunciantes individuais – empresas ou indivíduos que desejam anunciar seus sites ou serviços podem oferecer alguma compensação em troca de um banner ou link em algum lugar do seu site. Essa compensação pode ser por meio de pagamento por clique, pagamento por impressão (quantas vezes o anúncio é visualizado por visitantes), ou pagamento por ação (por exemplo, se uma venda for concretizada, ou se o potencial cliente se inscrever em um serviço). Em alguns casos, anunciantes podem simplesmente pagar uma quantia fixa, independentemente do desempenho da campanha. Esse método de publicidade requer interação contínua com os anunciantes. Se o seu site ou blog exibe muitos anúncios diferentes, pode ser muito difícil manter o controle, especialmente se você tem acordos diferentes com cada anunciante. Assim, embora receber 10 cheques por mês seja gratificante, a falta de controle pode arruinar tudo.

Nem sempre é fácil encontrar anunciantes individuais, entretanto. Assim como um blogueiro não quer ter que lidar com vários anunciantes diferentes, grandes empresas não querem lidar com muitos sites pequenos um a um.

Programas de publicidade

Como a opção anterior, colocar publicidade no seu blog pode ser altamente rentável. Ao invés de lidar com anunciantes individualmente, você pode inscrever-se em um sistema de publicidade automatizada, como o Adsense, do Google. Com apenas algumas linhas de código inseridas no blog, o sistema exibe anúncios relevantes automaticamente. Você, como administrador do blog, não vai ter mais trabalho do que inscrever-se e colar o código fornecido. Os ganhos são por cliques nos anúncios que você exibe. Embora seja um método fácil de implementar, pode demorar algum tempo até que você tenha ganhos substanciais com esse sistema. Quanto maior úo nmero de visitantes, mais chances de ampliar seus ganhos. Veja ao fim do artigo como inscrever-se no Adsense (vídeo oficial do Google).

Programas de afiliados

Assim como anunciantes individuais, programas de afiliados são acordos com empresas individuais. Várias empresas online oferecem programas de afiliados. Essas empresas geralmente pagam uma porcentagem das vendas referidas por você. Por exemplo: suponha que um programa de afiliados pague 10% por cada venda. Um visitante entra e vê o anúncio de um livro interessante do Submarino, clica e faz a compra no total de R$50. Você, como indicador da venda, recebe R$5. Programas de afiliados são muito populares na internet, e portanto há várias boas opções disponíveis para diferentes áreas de atuação.

O tipo certo de blog

Embora esse não seja exatamente um método de gerar renda, é um passo crucial para aplicar qualquer um dos sistemas anteriores. Nos dias atuais parece óbvio, mas sempre vale a pena lembrar que não é possível estabelecer uma trajetória séria de parcerias que geram renda se você não leva seu blog a sério. Isso quer dizer: blog grátis não vale! Blogs gratuitos podem ser uma boa forma de se familiarizar com esse universo, mas não podem gerar renda séria, até porquê a maioria não aceita a instalação de sistemas de publicidade. Sem contar que você não quer ser conhecido por ser o blogueiro do meublog.bloggratis.com. Você quer ser reconhecido através de um endereço próprio, que mostra um real comprometimento, algo como www.meublog.com. Ter um domínio (endereço .com, .com.br, etc) e uma hospedagem profissional para seu blog fazem toda a diferença na hora de crescer e estabelecer parcerias com anunciantes e outros blogs. Afinal, como você quer ser um blogueiro a sério e ganhar dinheiro com isso, se não é capaz de investir pelo menos um pouco na imagem do seu site? Quanto a isso, confira os melhores serviços para hospedar facilmente o seu blog no nosso ranking das empresas de hospedagem (veja no menu superior), ou consultando a comunidade no fórum (também no menu!).

As idéias mencionadas acima são as principais categorias de publicidade existentes para blogs. Cada categoria contém numerosas oportunidades, e apenas alguns testes vão dizer o que é certo para o seu caso. Assim, vale a pena testar cada uma das possibilidades e encontrar aquela que é mais adequada para o seu blog e que tem maior resposta do seu público leitor. Ou, ainda (e por quê não?) testar todas as formas de publicidade juntas, de forma equilibrada. Talvez seja uma boa fórmula para manter seu blog enquanto seus visitantes aumentam.

[via WebHostingNews]

Bônus

Vídeo oficial do Google sobre como se inscrever no Google Adsense:

Outras dicas Adsense: dicas para atrair mais visitantes e aumentar os rendimentos com o Adsense:



Você também vai gostar de:

Share This