web analytics

Como funcionam as palavras-chave

Com o passar dos anos, a aplicação de SEO em sites tornou-se indispensável. Diversas informações permeiam páginas especializadas, detalhando técnicas que representam o emprego correto de SEO e os benefícios que cada uma das medidas tomadas pelo administrador do site ou a equipe contratada pode acarretar.

Ao mesmo tempo, porém, essas mesmas técnicas passaram a ser empregadas da maneira incorreta. Sabemos como pode ser frustrante investir tempo e dinheiro em algo que não renderá o resultado desejado.

Encontrar as palavras-chaves ideais é apenas parte do desenvolvimento do SEO de um site – e há muito mais nisso do que parece. Você já ouviu falar dos termos densidade e localização de uma palavra-chave? Sabe como eles podem afetar a efetividade do SEO de sua página?

Vamos descobrir agora!

 

A definição de densidade.

 

O que seria a densidade de um site quando nos referimos a palavras-chaves?

Bem, primeiramente, vamos relembrar como funcionam as palavras-chaves. Com uma palavra-chave, é possível determinar termos que resumem o conteúdo do site e, com isso, torna-lo disponível para buscas nos mecanismos de pesquisa. Esses mecanismos de pesquisa, como o Google, o Yahoo e o Bing, possuem parâmetros para definir quais palavras-chaves tem relação maior com o termo pesquisado pelo usuário e, com isso, o ranking do resultado é definido, com um site tendo mais ou menos destaque, dependendo do emprego das palavras-chaves.

A quantidade de palavras-chaves disponível no conteúdo no site é chamada de densidade, e sua taxa é calculada da seguinte forma: se temos cinco palavras-chaves em um artigo de 500 palavras, a densidade da página é de 1%.

Não existe uma taxa considerada ideal para a densidade, mas acredita-se que ela deve variar de 1 a 5%, dependendo do objetivo do site.

Como definir a densidade que melhor se adequa a seu site? Bem, isso depende. Quão popular é a palavra-chave escolhida? Qual publico você deseja atingir? Ou, se a intenção for contrária, quão específico você deseja ser? Existe algum nicho almejado?

Geralmente, é recomendado que a densidade de um site seja maior e, com o passar do tempo e a definição do nicho, as palavras-chaves se tornem mais específicas e a densidade do site, consequentemente, diminua.

Com a ideia de densidade em mente, vamos falar agora sobre a localização.

 

 

A localização de uma palavra-chave.

 

Como a localização pode afetar a efetividade de uma palavra-chave? O que é localização, afinal?

Resumidamente, localização é justamente o que o nome sugere: onde a palavra-chave está situada dentro do site. Se for um artigo, por exemplo, a palavra-chave pode estar no texto. Ou então, se pensarmos no site como um todo, pode estar presente no design ou até nos títulos das seções do site.

A otimização de sites recomenda a localização de palavras-chave pelo menos nas primeiras vinte e cinco palavras de um conteúdo. Pode também estar no meio ou até ser cercada por outras palavras-chaves mais específicas, para alcançar públicos que procuram conteúdos diferenciados. Nesse artigo, por exemplo, usaremos termos como palavras-chaves, keywords, SEO (que são mais gerais), porém colocaremos também termos mais específicos, como densidade e localização. Dessa maneira, vários perfis de usuários são alcançados pela mesma publicação, o que aumenta o tráfego e a interação entre o site e seu público.

 

 

Densidade x Localização: qual é mais importante?

 

A dúvida que ficou é: devo focar inicialmente na densidade ou na localização? Devo desenvolver os dois ao mesmo tempo ou posso dar preferência a um?

O ideal é que a densidade e a localização sejam elaboradas em conjunto, mas se for necessário se concentrar em uma delas, recomendamos a localização. Além de não correr o risco de ser interpretada pelos mecanismos de busca como spam (isso pode acontecer com a densidade), a localização ajuda a passar a ideia de utilidade e relevância para a página.

Concluindo, encher um site de palavras-chaves é fácil. Compreendê-las, porém, pode ser mais complicado do que se imagina. Por isso que aprender a desenvolver a localização satisfatória de palavras-chaves pode ser vital para o sucesso de SEO.

Você já enxergou as palavras-chaves sob essa ótica? Conseguiu definir qual foi a densidade de sua última publicação? E quanto a localização, ela está sendo bem trabalhada? Não deixe de compartilhar suas dúvidas e opiniões com a comunidade do Dicas de Hospedagem através da seção de comentários!



Você também vai gostar de:

Share This