web analytics

Como empresas de hospedagem ajudam pequenos negócios?

Como empresas de hospedagem podem realmente atender às necessidades de pequenos negócios?

Os pequenos negócios são os salvadores da economia. Essa teoria prova-se verdadeira, já que as empresas de pequeno e médio porte representam a maioria e, se conseguem manter suas atividades, permitem consequentemente que a engrenagem continue girando. É interessante enxergar isso a partir do ponto de vista do consumidor. Você prefere dar preferência a uma multinacional gigantesca que detém a preferência de mercado, ou daria uma chance a uma nova empresa iniciada em sua cidade e que oferece produtos e serviços de qualidade similar ou até superior à da empresa de grande porte?

Em suma, os consumidores estão dispostos a experimentar o novo, porém nem sempre sabem que o novo existe. É aí que as empresas de hospedagem tem espaço para não só se aproximarem dos pequenos negócios, como também para auxiliarem no que for preciso para que essas empresas cresçam.

 

Ranking top 10 hospedagem de sites

 

 

Vamos partir do princípio de que qualquer empresa, independente de seu tamanho, alcance, segmento ou pretensão, precisa ter um site na Internet e uma presença forte na web para “ser ouvida”. Sendo assim, a empresa de hospedagem tem uma grande oportunidade de oferecer um serviço de qualidade e, ao mesmo tempo, diferenciado. Ajudar outra empresa a crescer é positivo para ambos os lados.

Vamos entender como isso funciona?

 

 

O que uma empresa de hospedagem pode oferecer a um pequeno negócio?

 

Geralmente, a relação entre a empresa de hospedagem e o pequeno negócio acaba no momento em que o servidor é vendido, o domínio é registrado e alguns serviços extras são contratados…

… mas vamos pensar diferente!

Qualquer empresa deve ser capaz de se comunicar na Internet. Para uma grande empresa, isso é mais fácil porque os seguidores surgem naturalmente. Para os pequenos negócios, a estratégia muda um pouco – mas é incrível como, no geral, ela é similar à estratégia adotada por uma empresa de grande porte. Isso só serve para provar que a fórmula do sucesso, se é que existe uma, é a mesma.

 

Leia mais: Como escolher um nome de domínio?

 

 

Para incrementar a comunicação de uma empresa de pequeno porte, as empresas de hospedagem geralmente oferecem, no máximo, algumas ferramentas de SEO e marketing por e-mail. Isso, porém, não é o bastante. Na realidade, a melhor maneira de uma empresa ser ouvida e vender mais é se comunicando com seus clientes de uma maneira personalizada.

Por mais que SEO e marketing por e-mail sejam efetivos e precisam ser praticados, a comunicação personalizada também deve ser levada em consideração. Pense bem: você, como cliente, prefere receber um e-mail robótico com a propaganda de um produto ou serviço que não tem nada a ver com você, ou prefere receber uma mensagem de texto no seu celular com o seu nome, um texto informal e mais próximo da realidade e a propaganda de um serviço que tenha alguma relação com seus interesses?

Nem se preocupe em responder, pois a gente já sabe a resposta! :P

 

 

Como desenvolver a comunicação personalizada?

 

Primeiramente, a empresa de hospedagem deve ajudar o pequeno negócio a traçar um perfil de seu público. Quais são seus interesses? Esses interesses variam de pessoa para pessoa? Quão variáveis são esses interesses? Existe uma maneira de se aproximar desse público efetivamente?

Vamos supor que você possui um site que oferece produtos relacionados à cultura e eletrônicos, ou seja, CDs, DVDs, livros e games. Um novo livro do autor Stephen King chegou e você deseja compartilhar essa informação com seu público. Como fazer?

Aí vem a segunda parte do desenvolvimento da comunicação personalizada: a definição dos canais. Você vai utilizar seu próprio site? Criará um perfil nas redes sociais? Enviará e-mails com essa informação? A empresa de hospedagem pode ajudar o pequeno negócio nessa tarefa, e se for definido que todos esses canais de comunicação são válidos, não tem problema! Lembre-se apenas de manter um padrão para a mensagem e personalizar apenas o que for necessário. Dessa maneira, você otimiza o investimento e desfruta de um retorno mais satisfatório.

Para finalizar, é preciso pensar na mensagem que será passada para o público. Explique porque o usuário está recebendo aquela mensagem – o interesse em livros do Stephen King – e vá direto ao foco da mensagem – o lançamento do autor. Para finalizar, relacione outros produtos, como outros livros do Stephen King, DVDs de filmes e boxes de séries de TV. Dessa maneira, você divulga diversos segmentos de produtos oferecidos pela empresa numa só mensagem.

Se a ideia é apenas se aproximar do seu público, pense em mensagens do tipo “Parabéns pelo seu aniversário! Clique aqui para utilizar este cupom que te dá 10% de desconto”, ou então, você não quer trabalhar com promoções, pense em “Gostaríamos de ouvir sua opinião sobre nossa empresa. Permita-nos saber como estamos indo clicando aqui e respondendo essa pesquisa”. Perceba que todas essas mensagens evidenciam que o cliente foi levado em consideração e lembrado como parte essencial da empresa. Isso faz toda a diferença!

 

 

Concluindo…

 

Você tem uma empresa de hospedagem de sites? Então cadastre-se GRATUITAMENTE no diretório nacional das empresas de hospedagem de sites! 

 

Ficou claro que as empresas de hospedagem tem disponível todo o espaço e a oportunidade para oferecer suporte aos pequenos negócios. Basta usar a criatividade e prestar um serviço de qualidade para a relação entre as duas empresas se estreitar e permanecer duradoura. A lealdade e a preferência virão naturalmente, além de novos clientes em potencial!

Trabalhar com marketing de conteúdo também pode ser uma boa pedida, pois envolve todos os princípios que listamos acima. Se você ainda não sabe como desenvolver essa prática, veja mais sobre clicando aqui!

Sua empresa já desenvolveu a comunicação personalizada? A empresa de hospedagem contratada por você já ofereceu suporte nisso? E se você possui uma empresa de hospedagem, já pensou em auxiliar seus clientes dessa maneira?

 

 

 

Participe do Dicas de Hospedagem através da seção de comentários!



Você também vai gostar de:

Share This