web analytics

Quem trabalha com SEO sabe que o mínimo detalhe é muito importante para colocar um site em uma posição mais privilegiada no Google. Um dos detalhes que contam algumas posições no ranking dos sites é o uso de uma URL amigável nas páginas. Por isso, hoje o Dicas de Hospedagem vai mostrar como você pode melhorar os endereços das suas páginas de internet. 

Antes de tudo, vamos explicar o que é uma URL amigável. Quando você navega em um site pode perceber que em alguns locais os endereços são repletos de números, pontos de interrogação e outras coisas que tornam até a memorização do artigo difícil. Já em outros sites, a memorização é muito mais simples. Além do endereço do site, há a categoria do artigo e o título do artigo a seguir. Estas URLs ajudam a fortalecer o endereço das páginas com as palavras-chave certas. Veja o exemplo na imagem a seguir:

Como criar URL amigável

Caminho para se criar URLs amigáveis   

No blog da HostGator há um post que ensina como modificar as configurações do seu site afim de que ele acabe tendo URLs amigáveis. Isto é válido para usuários que utilizam o WordPress como CMS. Veja como é o processo: 

1. Vá até o painel de administração do WordPress

2. Clique em CONFIGURAÇÕES (settings). Depois vá ao Menu LINKS PERMANENTES (permalinks) que está localizado do lado esquerdo no menu principal;

3. Vai haver as seguintes opções:

• Padrão – http://nomedosite.com.br/?p=123

• Dia e nome – http:// nomedosite.br/2010/04/04/sample-post/

• Mês e nome – http:// nomedosite.com.br/2010/04/sample-post/

• Numérica – http:// nomedosite com.br/archives/123

Ignore todas estas opções e vá até Estrutura Personalizada. Chegando nesta opção você pode colocar como padrão o nome da postagem e (talvez) a categoria. Para fazer isto é só colocar o seguinte permalink na hora da configuração da URL: 

• Para o nome da postagem apenas: /%postname%

• Para o nome da categoria e o nome da postagem: /%category%/%postname%

4. Pronto. Seu WordPress já está configurado para ter uma URL amigável. 

 

Criando URL amigáveis no Joomla

Se você não usa WordPress no seu site, não há problema. Quase todos os CMS podem ser configurados para a criação de URLs amigáveis. No Joomla, você vai ter de renomear o arquivo htaccess.txt. Você vai mudar o nome dele para htaccess. Após isto você só vai ter de mudar as configurações para a criação de URLs amigáveis nestes três itens que estão não e agora você coloca sim. 

• urls amigáveis (sim)

• Usar mod_rewrite do apache (sim)

• Adicionar sufixo às urls (sim)

Como vocês viram é um processo muito fácil modificar as URLs do seu site. É algo que não vai tomar 15 minutos do seu tempo e os benefícios vão ser gigantescos. Pode ter certeza. 



Você também vai gostar de:

Share This