web analytics

É possível ganhar dinheiro na Internet. Isso não é segredo para ninguém. Você pode criar um blog, ganhar tráfego e atrair a atenção de algum anunciante. Ou então, sua empresa pode desenvolver uma loja virtual e vender produtos e serviços pela web. Em qualquer uma dessas realidades, temos um ponto semelhante: ambas necessitam de um servidor para hospedar a página, independente de seu tamanho.

É por isso que afirmamos: as empresas de hospedagem estão no centro da Internet. É através delas que outros sites conseguem espaço e ferramentas para serem construídos e se desenvolverem. Sem esse espaço, de nada adiantaria uma ação de marketing, ou se especializar em redes sociais, desenvolver SEO, praticar marketing de conteúdo… Nada disso seria possível sem a base da empresa de hospedagem para fornecer o servidor e dar o devido suporte para eventuais problemas.

Percebe onde queremos chegar? Criar uma empresa de hospedagem pode ser extremamente rentável. E, com o número crescente de pessoas com acesso a Internet no mundo todo, esse cenário mostra-se também promissor para grandes e pequenas empresas – com um bom trabalho, você pode colocar seu negócio entre as melhores hospedagens de sites e ter uma reputação no mercado.

 

Qual é o jeito mais prático de começar?

Independente do quão rentável e promissor é o segmento de hospedagem, alguns questionamentos que impõem obstáculos nessa ideia já devem ter se passado pela sua cabeça. “Eu não conheço nada de hospedagem”, ou “Eu não tenho dinheiro para investir numa nova empresa”, ou até “Como vou adquirir servidores sendo que nem sei como e onde fazê-lo?”.

Realmente, agora parece mais difícil começar uma empresa de hospedagem. Será que não existe um jeito mais fácil?

Não, não existe um jeito mais fácil. Começar uma empresa própria existe tempo, dinheiro e disponibilidade para conhecer as características da área que está sendo adentrada. Mas existe sim uma maneira mais prática de começar: através da revenda de hospedagem.

 

O que é uma revenda de hospedagem?

Imagine uma empresa de cosméticos que possui diversos revendedores no Brasil todo. O material é fornecido por um valor e cada revendedor pode trabalhar esse material da maneira que bem entender. Obviamente, se o revendedor conseguir algum lucro nas vendas, ele tende a crescer e se estruturar.

O mesmo acontece com uma revenda de hospedagem. Basicamente, uma empresa de hospedagem fornece os servidores e as ferramentas necessárias para que você possa oferecer seus próprios planos. E qual a vantagem nisso? Bem, num primeiro momento, temos a questão financeira; é mais simples adquirir pacotes de hospedagem numa empresa do que contratar um servidor dedicado, montar estrutura própria para monitoramento ou gerenciamento do servidor, dentre outros. Pensando em longo prazo, existe a questão do conhecimento – você não precisa tê-lo em nível avançado. A empresa de hospedagem oferece todo o suporte para que os seus próprios clientes sejam bem atendidos e suas dúvidas sanadas.

 

Como funcionam as revendas de hospedagens?

De início, é vendido um pacote de serviços. Quanto mais básico for o pacote, menor será seu valor, e isso poderá ser repassado para seus clientes. Se você ainda está incerto quanto ao mercado e quer testar suas opções, talvez seja interessante contratar um plano mais simples. Com o passar do tempo e o crescimento gradativo da empresa, outros planos podem ser contratados, com a disponibilidade de mais serviços e ferramentas.

É preciso lembrar, porém, que as características do plano contratado são as mesmas que você oferecerá aos seus clientes. Logo, quanto mais simples for o pacote, mais simples será a hospedagem que a sua revenda irá oferecer. O nicho de mercado que você atingirá será relativamente menor, logo é interessante analisar se esse início tímido vale mesmo a pena.

 

Como me desenvolver?

Você está trabalhando com um pacote de serviços fornecido por outra empresa. Como é que a sua empresa poderá crescer num cenário como esse?

É importante usar de sua própria experiência para definir os rumos de sua empresa. Quando você procurou pela empresa de hospedagem ideal para fornecer os servidores para sua revenda, quais foram seus critérios? Quais são as demandas dos clientes que precisam de um servidor? Elas se assemelham com as suas de alguma maneira? Em quê? Onde estão as diferenças? O que sua empresa pode oferecer para suprir essas diferenças?

Essas perguntas devem ser constantes em sua mente a cada passo que você dá com sua empresa. Se você pretende se desenvolver, tem que planejar e buscar a melhor maneira de atender seu público alvo – e é possível conhece-lo a partir do momento em que você começou a procurar pela empresa de hospedagem que mais atendia suas próprias necessidades.

E quanto à divulgação? Vou divulgar gratuitamente uma empresa que foi contratada por mim para fornecer servidores? Bem, não necessariamente. As empresas de hospedagem não exigem que sua logomarca esteja presente em seu site, ou seja, é possível desvincular sua imagem da empresa de hospedagem que presta serviços para você. Além disso, você pode personalizar o painel de controle de seus clientes com o logo de sua revenda. Isso ajuda a firmar ainda mais sua presença na web e na mente dos usuários.

Nada impede, entretanto, que seja firmada uma parceria entre sua revenda e a empresa de hospedagem, a fim de divulgação mútua. Isso costuma dar certo porque elas dialogam com públicos diferentes que, por sua vez, conversam entre si.

Por fim, a divulgação das revendas é facilitada pelas empresas de hospedagem em sites de pesquisa ou em redes sociais. Isso significa que você ganha com a contratação do plano um boost nos mecanismos de busca como Google, Bing ou Yahoo, e pode utilizar o sistema pay-per-click nesses mesmos sites, bem como em redes sociais como o Facebook ou o Twitter. Isso já garante a diversidade de público e a exposição que sua empresa receberá ainda no início.

Você conhece outras maneiras de começar uma empresa de hospedagem do zero? Já teve sua própria revenda? Como foi a experiência? Não deixe de compartilhar sua opinião com a comunidade do Dicas de Hospedagem através da seção de comentários!



Você também vai gostar de:

Share This