web analytics

Uma das melhores ferramentas criadas para um site são as newsletters. Mesmo com toda a tecnologia da web 2.0 (ou já da 3.0), o e-mail ainda é uma das ferramentas mais utilizadas pelos usuários da internet (incluindo o público alvo do seu site). Conseguir um lugar cativo na caixa de e-mails do seu cliente é algo valiosíssimo. Por isso o Dicas de Hospedagem vai mostrar na postagem de hoje quais são as melhores formas de criar uma newsletter e obter sucesso com o público do seu site.

O que é uma newsletter e como ela pode ajudar o meu site?

Uma newsletter (também chamada de boletim de notícias) nada mais é do que um serviço no qual você envia as atualizações do sites, eventos interessantes e ofertas (no caso de você trabalhar com e-commerce) para pessoas que se cadastrarem no seu site. A diferença entre newsletter e spam é que as pessoas que recebem a newsletter preencheram algum cadastro no site, ou seja, autorizaram o recebimento do e-mail. A newsletter ajuda a fidelizar os visitantes do seu site.

Como criar uma newsletter

A maioria dos serviços de hospedagem de sites proporcionam os serviços de newsletter junto com a hospedagem (veja no nosso ranking de hospedagem de sites quais empresas oferecem estes serviços). Configurar uma newsletter é algo muito simples. Algumas enviam o feed do site para os cadastrados. Outras enviam semanalmente o conteúdo do site (como no caso da newsletter do Dicas de Hospedagem). Se você não tem um serviço de newsletter na hospedagem, dá para criar com o Feedburner do Google.

Como conseguir cadastros na newsletter

Para conseguir cadastros na newsletter, você precisa de duas coisas: conteúdo de qualidade e visibilidade para o formulário de cadastro da newsletter. O lugar que eu recomendo para você colocar uma newsletter é no final de cada postagem. O local é estratégico, pois se o usuário gostou do que leu vai aceitar receber atualizações no e-mail. Outra dica é você oferecer produtos interessantes para as pessoas assinarem a newsletter. O DdH fez isto com uma apostila de SEO. O retorno foi ótimo.

Cuidados ao fazer uma newsletter 

Ok. Você já criou um boletim de notícias, fez conteúdo de qualidade e conseguiu cadastros. Agora quais deverão ser as suas preocupações? São basicamente duas: a) conseguir mais cadastros e b) não perder os cadastros já feitos. Para tanto, deve-se tomar alguns cuidados:

– Faça um design legal na newsletter. Algo que faça as pessoas a abrirem. É interessante colocar algum conteúdo que não está no site.

– Cuidado com o envio excessivo de boletins de notícias. Você deve mandar no máximo três vezes por semana. O ideal é mandar uma newsletter a cada três notícias postadas.

– Faça um título interessante. Se não chamar a atenção do usuário, pode ser que ele nem abra o e-mail.

– Analise a eficiência da sua newsletter (quantas pessoas estão abrindo os e-mails, quantas visitas vem para o site) e faça modificações com base nestes resultados.

Siga estas dicas e tenha sucesso



Você também vai gostar de:

Share This