web analytics

O SEO é um complexo campo de estudo que muitas vezes leva anos para se dominar. Na verdade, a maioria das pessoas nunca vai dominá-lo porque é basicamente uma forma de arte em constante evolução, que muda cada vez que as máquinas de busca ajustam seu algoritmo. Com tantas mudanças ocorrendo a cada ano, pode ser muito difícil acompanhar o andamento do seu trabalho de otimização, e atribuir algum resultado positivo para uma determinada ação ou estratégia. Assim, é muito importante acompanhar o seu progresso ativamente usando os seguintes métodos, a fim de colher o máximo de seus esforços e descobrir o que funciona e o que não funciona.

Análise de Tráfego

Todo perito de SEO está atrás de uma coisa – o tráfego do buscador. Infelizmente, o tráfego da máquina de busca pode ser inconsistente, e é muito difícil prever com precisão os níveis de tráfego que se originam dos motores de busca. Em vez de prever os níveis de tráfego, você precisa analisar os níveis de tráfego do passado e comparar seus resultados com o tráfego de suas ações. O objetivo final é entender como suas ações estão afetando os níveis de tráfego, a fim de aproveitar as técnicas que realmente funcionam e utilizá-las em seu pleno potencial. Você deve aprender a usar um bom software de análise de tráfego web para fazer relatórios de seus níveis de tráfego diário, semanal e mensal. Ao estudar cada relatório, seu trabalho é encontrar uma correlação entre os níveis de tráfego e suas ações.

Tentando novas técnicas

O principal problema para a maioria dos especialistas em otimização de buscas é acompanhar a correlação entre suas ações e resultados entregues pelos sites de busca. Em SEO, há sempre um período de tempo antes que os resultados possam ser vistos, razão pela qual pode ser difícil descobrir o que está funcionando e o que poderia estar causando a perda de Page Rank. A chave para encontrar as técnicas corretas é a consistência e persistência. Você tem que manter seu plano de ação por pelo menos um mês, e depois estudar a sua análise de tráfego para as semanas seguintes para ver o efeito nas suas pesquisas. Se você mudar sua estratégia demais, não deixando que as mudanças tenham efeito, então não será capaz de descobrir o que você fez certo quando o tráfego não vir.

Verificando as posições nas buscas

Verificar a sua classificação nos mecanismos de busca pode tirar a sua produtividade e dar-lhe falsas esperanças ou falso desânimo. Às vezes, backlinks pode levar semanas para serem indexados, período em que seu site pode mover esporadicamente nos resultados dos mecanismos de busca. Esse fenômeno é muitas vezes referido como o “Google Dance”. Ao invés de se concentrar nos rankings de mecanismos de busca, você deve executar continuamente as técnicas que têm sido comprovadamente eficazes para seu trabalho, como construir backlinks e encher o site com conteúdo de alta qualidade. No Brasil, há um serviço de contrução de backlinks e SEO muito eficaz, o PowerBusca. Ao focalizar as ações mais do que o resultado, é garantido que você obtenha um melhor resultado do seu trabalho duro, que quase sempre compensa.

[via:webhostinggeeks]



Você também vai gostar de:

Share This