web analytics

Com o crescimento da internet no Brasil, muitas empresas têm investido pesado para migrar seus negócios do mundo real para o mundo virtual. O resultado disto é um boom de e-commerces no nosso país. Apesar da aparente simplicidade de se abrir um negócio na web, alguns empreendedores têm enfrentado problemas para conseguir montar uma loja virtual. Para ajudar você a ter sucesso com seu e-commerce, o Dicas de Hospedagem vai mostrar passo a passo como montar a sua loja virtual.

A nossa minissérie terá três artigos. O primeiro artigo da série vai mostrar como você deve fazer o planejamento para abrir a sua loja virtual. No planejamento você precisa saber qual é o nicho de mercado que vai atingir e qual é melhor nome para o seu site. Existem dois tipos de e-commerce: aquele que é uma continuação de um produto e serviço existente e aquele que existe só na web. As estratégias de planejamento são um pouco diferentes para estes dois tipos de comércio.

Nicho de mercado: Um bom negócio sempre surge de uma boa ideia. E ele só vai ter sucesso se você conseguir atingir um mercado consumidor específico. Ou seja, é preciso saber onde há espaço para atingir o público. Se você já tem um negócio consolidado no “mundo real” e conhece o seu público, o processo é mais fácil. Porém, se você planeja iniciar um novo negócio é mais do que preciso pesquisar como este negócio aparece na web. Uma boa dica é ver como agem os outros e-commerces que trabalham na sua área.

Ao observar estes sites, você precisa saber como é o público consumidor e também como você vai vender seus produtos. Quando se pensa em um público consumidor, é preciso ver como este público usa a internet. Também é preciso ver alguns detalhes em relação aos produtos que você irá vender. Detalhes como fornecedores, locais para estocar e também se vai precisar de alguém para lhe ajudar nos negócios. Pode separar um capital razoável para começar o seu negócio.

Como vai ser o seu site: Uma vez que você já sabe qual vai ser o seu negócio, chega a hora de trabalhar com o projeto de como vai ser o seu site. Primeiro você precisa definir um nome para ele. É necessário um nome que chame a atenção e esteja ligado ao conteúdo do seu site. Uma pesquisa de SEO (saiba o que é neste artigo) é essencial. A ferramenta do Adwords de palavras chaves vai lhe ajudar.

Se você já tem um comércio real e o nome já está gravado na cabeça dos clientes, o ideal é usar o mesmo nome. Agora se é um negócio só na web você deve pesquisar. Na ferramenta que citamos acima você faz a pesquisa da seguinte forma: coloca palavras chave que considera ligadas ao seu negócio. Por exemplo: se você deseja vender camisas polo, coloque na ferramenta esta palavra e outras similares. Vai aparecer uma lista de sugestões. Anote as que mais lhe interessar.

No próximo post vamos mostrar como você registra um domínio, escolhe o CMS e a hospedagem.



Você também vai gostar de:

Share This