web analytics

O Dicas de Hospedagem publicou no início deste ano um artigo que explica como usar o Facebook como ferramenta de Marketing. Naquela ocasião a rede social de Mark Zuckerberg ainda não tinha alcançando o primeiro lugar no Brasil. Com a mudança da importância do Facebook em nosso país também é preciso mudar algumas estratégias em relação à divulgação do seu site e negócio. Na postagem de hoje, vamos mostrar cinco passos para você tirar proveito desta ferramenta.

 1 – Investir em um perfil aberto (público)

Nem todas as pessoas estão acostumadas com o Facebook. Por isso, alguns não sabem que os perfis na rede social podem ser abertos ou fechados (ao contrário do Orkut, onde todos estavam disponíveis). Não se esqueça de deixar o perfil público na hora de criar a conta. Fica uma dica: crie dois perfis, um de administrador do site e outro do próprio site. Em um você pode agir de maneira mais informal, enquanto no outro mais formal.

 2 – Aproveitar o recurso de criação de páginas de fãs no Facebook

Uma das melhores ferramentas de marketing nesta rede social são as “Fan Pages”. Nestes locais é possível divulgar o seu site, a sua marca e criar uma rede infinita de contatos. As pessoas que se tornarem fãs destas páginas recebem conteúdo contínuo no perfil do Facebook.  Outra coisa: linke o seu site nesta página. O Facebook garante bons links externos para qualquer web site.

 3 – Divulgue perfis e páginas dentro da rede social

Usar o Facebook para a divulgação da própria página e fan page é interessante. Uma boa estratégia é buscar perfis de pessoas interessadas em diversos assuntos. Ex: digamos que você fez uma reportagem sobre um grupo musical. Após publicar o conteúdo no site, você pode enviar uma mensagem direta para ele e pedir que ele divulgue. Junto pode enviar o endereço da página de fã. Com certeza este material vai se multiplicar.

 4 – Batalhar por curtidas

Se o RT é o que move o Twitter, a opção de “Curtir” é o garante um bom espaço no Facebook. Vale muito a pena adicionar amigos, entrar em grupos de discussões e principalmente, enviar conteúdo interessante. Pode parecer antigo, mas é inevitável citar isto. Por que uma pessoa deixaria de Curtir algo que chamou sua atenção e satisfez suas expectativas? São estas “curtidas” que vão ajudar o seu negócio a se manter vivo no Facebook.

5 – Trabalhar em conjunto site-Facebook

Última e mais importante dica. Tal como você vai linkar o seu site no Facebook, deve fazer o movimento contrário. Tenha um botão de curtir em todos os artigos e na página inicial de seu site. Também mantenha um espaço acessível para as pessoas visualizarem o seu perfil na rede social. Isto vai gerar um ciclo que fará pessoas irem da sua página ao seu perfil e vice-versa.

Seguindo estas dicas, você com certeza vai usufruir dos benefícios do Facebook.



Você também vai gostar de:

Share This