web analytics

Em breve mais uma gigante vai entrar na disputa pelo mercado de hospedagem de sites no Brasil. A Amazon, empresa que trabalha em vários segmentos da tecnologia, anunciou que vai chegar ao Brasil para disputar a liderança em diversos serviços. Um deles é o de hospedagem de sites. A Amazon vai trabalhar de forma incisiva no mercado de cloud computing. O anúncio oficial da chegada da Amazon deve acontecer neste mês. 

O segmento da Amazon que cuida de hospedagem de sites é o AWS (Amazon Web Services). Esta ramificação da empresa apresentou um lucro líquido de 500 milhões de dólares no último ano. Pouco em relação lucro da loja virtual da Amazon, mas uma quantia considerável em se tratando de computação em nuvem. A AWS vai investir diretamente neste segmento no Brasil. Não mostra indícios de trabalhar com outros tipos de hospedagem como a compartilhada ou com servidor dedicado. 

A ramificação da Amazon existe desde 2006. Segundo a própria empresa, o maior trunfo do serviço é a possibilidade de trazer um atendimento personalizado. Seja hospedar um site de comércio eletrônico ou um site de vídeos. Outras vantagens que a AWS é apresenta é em relação ao uso dos serviços. Nos outros países que apresenta o cloud computing, o usuário só paga pelo o que usa. Ou seja, cada site só vai pagar pela banda que utilizar. No Brasil ainda não há este tipo de serviço. 

Os serviços especializados da AWS são o Amazon CloudFront (que é semelhante aos planos básicos de Cloud Computing), o Amazon Elastic Compute Cloud (que é o serviço no qual o usuário só paga pelo o que usa), Amazon Relational Database Service (serviço de dados em nuvem), Amazon SimpleDB (serviço para consultas de dados web em tempo real) e o Amazon Simple Notification Service (serviço de notificação da empresa através de HTML). 

Além disso, há os serviços Amazon Simple Queue Service, Amazon Simple Storage Service e o Amazon Virtual Private Cloud, mais três serviços para administração de dados na web. A Amazon Web Services promete lançar todas estas opções também no Brasil. Para trabalhar na divisão daqui, a Amazon anunciou a contratação de José Nilo. Ele foi ex-gerente do Google no país e é considerado especialista no mercado de tecnologia para empresas. 

Ao que tudo indica, a entrada do serviço de cloud computing será o primeiro de muitos da empresa no Brasil. Há planos de lançar o serviço de vendas de livros virtuais e também dos kindle (leitores eletrônicos que perderam um pouco de espaço com o Ipad). O serviço de hospedagem de sites funcionará com uma forma de explorar e avaliar como está o mercado brasileiro para a empresa. Com certeza eles vão gostar do mercado aquecido daqui. 



Você também vai gostar de:

Share This