web analytics

Quem trabalha diretamente com internet sabe que as redes sociais são a febre do momento. Que tal você ter uma rede social dentro do seu site? Para quem trabalha com a plataforma WordPress isto é totalmente possível graças ao plugin Buddy Press, que permite que você crie um “Facebook” personalizado para os visitantes do seu site. O Dicas de Hospedagem vai explicar na postagem de hoje como funciona esta ferramenta e como você vai poder utilizá-la.

O que é o Buddy Press: O Buddy Press é uma plataforma open source (gratuita) criada no ano de 2008 e voltada diretamente para o WordPress. Justamente por ter este caráter de software livre, a ferramenta tem sido melhorada com o passar do tempo. O objetivo principal do Buddy Press é permitir a conexão de grupos com interesses em comum dentro de um espaço. Para administradores de sites, a ideia pode ajudar a fidelizar os visitantes.

Como instalar o Buddy Press: Instalar o Buddy Press é muito simples. É preciso ter uma mínima noção de como funciona o sistema de plugins do WordPress. Primeiro você faz o Download da ferramenta no site http://buddypress.org/download. Após isto, você vai até a aba de instalação de plugins do WordPress e coloca para adicionar um novo. Por fim, você faz a configuração dos recursos da ferramenta. Tudo muito fácil e rápido.

Quais são os recursos da ferramenta: O plugin é totalmente flexível. É muito interessante para quem tem uma ideia de interatividade em um site e não sabe colocar em prática. Alguns exemplos de funcionalidades do Buddy Press: criação de listas de discussão sobre determinados assuntos, possibilidade para os usuários criarem perfis no seu site e se conectarem. Você pode adaptar os perfis aos seus sites. Ex: Um site sobre games pode pedir para que usuários coloquem no perfil os jogos que mais gostam.

O que eu consigo ganhar com uma ferramenta como esta: Conseguir fidelizar a audiência de um site é um dos maiores ganhos que você pode ter com o Buddy Press. Uma vez que você abre um espaço para discussões dentro do seu site, você abre as portas para os usuários retornarem. Quando alguém cria um perfil dentro da sua página, também deixa uma forma de você localizar as pessoas. Em um nível mais avançado, o seu site pode virar um ponto de encontro das pessoas.

Além disso, você também vai conseguir muita divulgação. Imagine o potencial de links externos que uma ferramenta como o Buddy Press pode render para você. Além disso, os próprios usuários acabam criando conteúdo para você. Os únicos riscos são em relação a conteúdos impróprios. Você vai ter que sempre estar ligado ao que estão escrevendo em seu site. Dá mais um pouco de trabalho. Mas se bem administrado, vale muito a pena.



Você também vai gostar de:

Share This