web analytics

Já tratamos do Cloud Computing no Dicas de Hospedagem, apresentando oito informações importantes que todos devem saber antes de migrarem para o Cloud Computing e, recentemente, as vantagens da hospedagem compartilhada em nuvem sobre a tradicional. Sabemos que muitas empresas de hospedagem de sites estão se adaptando para essa nova realidade, já que, de acordo com as previsões de quem trabalha no meio, esta será a única opção viável de hospedagem no futuro. Entretanto, ainda estamos no presente, onde muitos tratam o novo sistema como uma novidade que possui riscos. A polêmica só aumentou quando a Wisegate, empresa especializada em serviços de TI, divulgou que metade das empresas ainda acha o Cloud Computing arriscado.

 

As opiniões variam, mas não há dúvida de que o Cloud Computing é promissor e, apesar de ser relativamente novo, já exibe pontos positivos por si só. Os ajustes, comuns em qualquer outro sistema (e não apenas nos recentes, já que o mundo tecnológico exige inovação, novidade, otimização e desempenho) provam que a hospedagem em nuvem caminha para um inevitável aperfeiçoamento.

 

Hospedagem de emails na nuvem 

 

Emails em cloud: investimento e retorno

 

A primeira aplicação que nasceu em Cloud Computing foi o email. A mudança traz consigo melhorias consideráveis e, além da rapidez no envio e recebimento de emails, a estabilidade é uma delas. Por ser uma integração de diversos servidores, onde um servidor está pronto para sustentar o sistema de emails na deficiência de outro, o serviço dificilmente sairá do ar. A estabilidade tem relação direta com a escalabilidade (capacidade do sistema ficar no ar quando o nível de demanda aumenta), o que reforça a ideia de desempenho.

O investimento no novo sistema é alto. Além dos servidores, é necessária uma conectividade dedicada de qualidade e uma equipe de TI competente (que, assim como a própria hospedagem em cloud, deve trabalhar de maneira integrada, ou seja, um administrador deve estar pronto para assumir o lugar de outro e realizar todas as funções deste com excelência). A troca de administradores pode trazer consigo um benefício inesperado: como o pessoal de TI é analítico por natureza, haverá casos em que os administradores poderão oferecer soluções satisfatórias para o sistema de hospedagem mesmo nos momentos em que você pensa que tudo está correndo bem. Isso significa uma melhora na relação preço-performance por empregado.

 

Mobilidade e economia

 

Um ponto importante a ser levantado é a mobilidade. O conteúdo do email pode ser sincronizado de maneira rápida, fácil e automática para a maioria dos dispositivos móveis no mercado brasileiro. Qualquer alteração é gravada no email em cloud e no dispositivo móvel em tempo real.

Se o investimento na migração para a hospedagem em nuvem é alto, devemos lembrar que o sistema de emails em cloud representa também uma economia. Com o Cloud Computing, você paga apenas pelo que usa. Simplificando, se seu serviço de emails usa 20% do servidor, o valor que será pago é referente aos 20% que foram consumidos. Se, nos horários de pico, é necessário utilizar 70% do servidor, você pagará por esses 70%. Tudo dependerá do número de usuários que acessam e usam as ferramentas do email no determinado momento ou qualquer outro fator que afete o desempenho do servidor.

 



Você também vai gostar de:

Share This