web analytics

Nós já falamos algumas vezes sobre as principais formas de monetizar o seu site – a mais popular, e que sempre encabeça esse tipo de lista, é o Adsense.

Se você ainda não sabe do que se trata, o Adsense é um programa de parceria do Google em que você, proprietário do site, cede espaço para exibir publicidade de terceiros e ganha dinheiro quando um visitante clica nesses anúncios.

O programa Adsense é extremamente popular entre blogueiros e, por se tratar de um programa do Google, inspira confiança. A verdade é que o Google é um bom pagador, e por isso a adesão de sites de todos os tamanhos continua a todo o vapor.

 

Mas a grande pergunta continua… ainda vale a pena usar o Adsense no meu site?

Até há 2 ou 3 anos atrás o Adsense não era grande conhecido dos brasileiros. Assim, os sites e blogs que participavam do programa nadavam em mares tranquilos e sem muita concorrência, o que significava pagamentos mais altos por clique e visitantes que respondiam melhor à publicidade.

Com a popularização massiva do Adsense, blogueiros hobbistas e profissionais passaram a inundar suas páginas com anúncios, diluindo o custo por clique e, segundo alguns, desenvolvendo certa “cegueira” dos visitantes a anúncios – isso porque os internautas se acostumaram a anúncios e passaram a ignorá-los automaticamente, de certo modo.

Isso pode desanimar os que gostariam de tentar o programa, mas considere a questão sob outro ângulo. O fato que não se pode ignorar é que há muitas (muitas mesmo) pessoas que geram um alto volume de receita mensal usando o Adsense. Assim, o problema não está no programa em si, mas na forma como é usado (e implementado).

A verdade é que a grande maioria das pessoas que usam o Adsense em seu site não fazem ideia de como otimizar a exibição dos anúncios e, portanto, aumentar os ganhos. Os blogueiros geralmente não recorrem a treinamentos especializados, e portanto perdem chances de tornar o desempenho de anúncios mais sólido em seus sites.

O efeito disso é interessante: há uma imensidão de usuários frustrados, mas ao mesmo tempo um enorme número de usuários que geram grandes ganhos financeiros com o Adsense e, de novo, continuam navegando em mares tranquilos por dominarem certos conhecimentos.

 

O que fazer, então, para aumentar meus ganhos com o Adsense?

A palavra-chave aqui é informação. Os sites com melhor desempenho geralmente usam técnicas de otimização que a maioria não usa, e por isso conseguem resultados superiores. Experimente começar pelo seguinte:

1. Comece pela própria ajuda do Adsense. Há dicas interessantes de otimização que podem ser aplicadas imediatamente.

2. Teste, teste, teste! Experimente mudar os anúncios de lugar, alterar cores dos links, etc. Compare o desempenho dia a dia e veja o que funciona melhor

3. Assista tutoriais e procure por material de formação específica. Alguns “segredos” ficam reservados a usuários mais avançados, que muitas vezes compartilham informação de qualidade. É o caso do vídeo abaixo, que mostra os passos para, segundo o autor, ganhar $100 por dia usando o Adsense (é preciso inserir nome e email para destravar)

 

Enfim, há vários caminhos para aumentar seus ganhos, e a única coisa que não é aceitável é deixar as coisas como estão. Experimente, otimize, aprenda e aumente seus ganhos com o Adsense ainda hoje! Tem outra dica? Deixe nos comentários :)



Você também vai gostar de:

Share This