web analytics

É fato que cada vez mais as grandes empresas estão trocando o sistema de hospedagem tradicional pelo Cloud Computing. Isto mostra a tendência dos planos na nuvem para armazenamento de dados. Se você tem algum sistema de site ou banco de dados interno provavelmente já pensou em ir para a nuvem. Para você, o Dicas de Hospedagem preparou uma lista de 8 informações que você deve se atentar antes de trocar o seu sistema de hospedagem para a nuvem.

 

1) Antes de tudo, saiba se é prudente deixar o seu site inativo enquanto realiza a troca de sistema. Para isso, você terá que ver o quanto terá de perder no tempo de troca de sistema de compartilhamento de dados. Um dia fora do ar pode custar um bom dinheiro para muitos sites. Fique atento. 

 

2) O Cloud Computing permite ao usuário ter maior controle do sistema. Fique atento o quanto você terá deste controle e se conseguirá administrar o sistema. Não se esqueça de verificar as opções de acesso ao sistema. Ajuste isto às suas necessidades. 

 

3) Veja o tipo de aplicação que você tem. Como a nuvem roda em WEB, verifique se este é o sistema que você utiliza atualmente. Se o sistema for .Net/Java, verifique as condições e incômodos que você terá ao migrar de sistema. 

 

4) Verifique todos os aplicativos disponíveis no seu sistema. Pense se eles continuarão a rodar normalmente na nuvem. 

 

5) A regra da compatibilidade vale também para o sistema de bancos de dados que você utiliza no seu site. Nem todos apresentam suporte para o Cloud Computing. 

 

6) Flexibilidade e escalabilidade: verifique se mudar para a nuvem não vai trazer problemas em relação a flexibilidade e escalabilidade do seu sistema. Se isto acontecer, talvez não seja o melhor migrar de sistema. 

 

7) Segurança: este ainda é um grande debate em relação ao sistema de computação em nuvem. Enquanto especialistas atestam que o sistema é muito mais seguro que os outros, casos de invasão em Cloud Computing ainda levantam dúvidas se um sistema acessível remotamente (de qualquer computador) é o mais seguro.

 

8) Custos do sistema em nuvem: o último e talvez mais importante item da lista. O sistema de Cloud Computing ainda pode vir a ser mais barato do que o sistema atual de armazenamento de dados, mas por enquanto apenas grandes sistemas economizam dinheiro ao investir na nuvem. Pense bem se a melhor opção é migrar para nuvem ou se é melhor para o seu bolso esperar. 

 

Se você passou por estes oito estágios e acha que a nuvem é a opção, então vá em frente. Confira no nosso ranking de empresas de hospedagem de sites algumas ótimas opções para entrar no mundo de Cloud Computing!



Você também vai gostar de:

Share This