web analytics

Escolher uma empresa de hospedagem de sites é um componente crítico para qualquer pessoa que tenha um site. Ainda assim, é a parte menos ‘glamourosa’ do processo, e por isso a maioria não dá a atenção devida ao assunto. Afinal, nem todas as empresas de hospedagem foram criadas iguais, e escolher bem pode ser a diferença entre ter um site de sucesso ou um fracasso absoluto – não importa se a sua idéia é boa ou seu site é bonito.

Escolher hospedagem de sites

Nós já falamos sobre a escolha da hospedagem em outras oportunidades. Desta vez, veremos 5 características que não importam em nada na escolha da hospedagem, e 2 coisas que todo serviço de qualidade precisa ter obrigatoriamente. Vamos lá!

 

5 características que não importam em nada na escolha da hospedagem de sites

1. Nunca confie na hospedagem para fazer os backups

Você deve estar pensando que ter uma empresa de hospedagem com um plano de backup à prova de falhas é crucial. Pela experiência, isso nem sempre é assim. Confiar nos backups das empresas é quase uma aposta com 50% de chances de sucesso – de que a empresa tenha um backup que vá ser útil e que seja restaurado em tempo. Nossa única recomendação nesse assunto: faça backups de seus sites você mesmo! (veja aqui como fazer backup do seu site via cPanel e uma dica de serviço de backup remoto).

2. Usar um servidor dedicado é realmente necessário?

A não ser que você tenha meio milhão de visitantes em um ano, tenha aplicativos críticos ou alguma necessidade legal (como segurança), use uma hospedagem compartilhada ou no máximo um VPS. O motivo principal de as pessoas desejarem um dedicado é o maior controle. Ainda assim, gerenciar o próprio servidor nem sempre é sinal de mais controle. Na maioria das hospedagens, você pode fazer o que precisa com apenas um clique, o que nem sempre é o caso quando você é responsável por um servidor.

3. A garantia de uptime não importa de verdade

Algumas hospedagens dizem ter 100% de uptime. Apesar disso, é quase esperado que um de nossos sites vá ficar fora do ar por algumas horas durante o ano. Servidores sobrecarregados, manutenção de rotina e problemas técnicos são inevitáveis e tornam a promessa de 100% de uptime bastante difícil de manter.

4. Não se preocupe excessivamente com segurança

O objetivo de todo webmaster é ter seus sites tão seguros quanto sites maiores e mais conhecidos. Mas não se deve perder o sono por causa disso: a maioria das empresas de hospedagem de bom nome lida muito bem com segurança, e sabe que é muito caro ter de lidar com centenas de clientes insatisfeitos. Assim, é do maior interesse de boas empresas certificar-se de que os sites de clientes não sejam invadidos por conta de problemas no servidor. Por isso, deixe o serviço pesado com eles e tenha boas práticas no uso de senhas e atualização de scripts, e tudo ficará bem.

5. Mais caro não quer dizer mais qualidade

Observe nosso ranking de empresas de hospedagem de sites: a maioria das empresas mais consagradas no mercado tem planos que não ultrapassam os R$30/mês. Em alguns casos de hospedagens mais especializadas, o valor não passa de R$50. Nós conhecemos várias empresas de hospedagem que cobram pequenas fortunas mensais por especificações parecidas, mas que são uma decepção em termos de uptime e desempenho. Assim, se o seu site tem até cerca de 5 mil visitantes diários, comece com uma hospedagem compartilhada de um bom fornecedor e faça o upgrade depois, se preciso.

 

Quais as características de uma boa empresa de hospedagem, então?

A lista acima diz respeito a características com as quais não vale a pena se preocupar demais durante a sua escolha. Vejamos, então, certas características que realmente devem ser parte de serviços confiáveis:

1. A empresa deve ser grande o suficiente para ter uma sala cheia de servidores

Nós só recomendamos empresas que hospedam 50.000 domínios ou mais. Por quê? Porque empresas que hospedam essa quantidade de clientes precisam ter bons processos internos e serem bem organizadas, ou elas vão falir rapidamente. Essas empresas precisam se esforçar mais para se manterem no mercado, o que significa um serviço de qualidade melhor. Além disso, com centenas (ou milhares) de servidores em atividade, as empresas têm a redundância necessária (em termos de servidores e funcionários) para lidar com praticamente qualquer eventualidade.

2. A empresa precisa ter um excelente atendimento ao cliente

Além de uptime prometido, políticas de backup e preço, as melhores empresas que conhecemos sempre têm um excelente suporte ao cliente. Elas geralmente oferecem:

  • Atendimento por telefone ou chat. Algumas empresas cobram a mais por isso, mas vale a pena e isso deve ser levado em conta. Atendimento por telefone não é tão comum no Brasil, portanto ter um chat ajuda bastante.
  • Suporte técnico 24h/7 dias por semana. Você deve poder acessar o suporte 24h/dia. Teste os tempos de resposta contactando o suporte com questões que possa ter em qualquer hora do dia ou da noite.
  • Equipe de suporte eficiente e bem treinada. Os agentes de suporte precisam lidar com questões e problemas de forma eficiente e educada. Se preciso for, devem encaminhar problemas para níveis de atendimento mais especializados ou para a gerência.

 

Sua experiência?

O que você procura quando escolhe uma hospedagem? Compartilhe suas experiências na escolha e uso de serviços de hospedagem nos comentários!



Você também vai gostar de:

Share This