web analytics

Dicas de hospedagem de sites para iniciantes

Iniciar um site ou qualquer projeto on-line pode parecer frustrante para os iniciantes. Uma das coisas que mais chama a atenção e que mais gera dúvidas de quem inicia um site é como funciona a hospedagem do mesmo. Tendo um domínio próprio já registrado, encontrar um servidor de hospedagem eficiente é o próximo passo.

Leia mais: Como escolher um bom nome de domínio!

Mas escolher pode ser uma tarefa difícil num primeiro momento. Há atualmente uma grande opção de planos e preços, capacidades, recursos e até gratuidade à disposição dos brasileiros. Então, saiba o que é importante considerar na hora de escolher a hospedagem mais adequada para o seu site.

 

1- Pesquise sempre!

A primeira dica parece óbvia, mas é algo fundamental e exigirá tempo e esforço. Pesquise:

  • todos os planos disponíveis
  • preços
  • recursos inclusos
  • opinião de clientes de diversas empresas
  • sites de reclamações
  • fóruns de usuários
  • todo espaço dedicado à hospedagem e criação de sites que encontrar

Conversar com quem já passou pelo momento da escolha da hospedagem é muito importante. Tirar dúvidas com especialistas e compreender o funcionamento deste serviço é fundamental – ainda mais para resolver problemas futuros. Entre em contato também com o suporte ou atendimento da empresa que mais chamou a sua atenção. Por fim, escolha uma empresa estável e de credibilidade no mercado.

Visite nosso ranking das melhores empresas de hospedagem de sites. Conheça também as melhores opções de revenda de hospedagem.

 

2 – Suporte

Prefira empresas que possuam suporte 24 horas com diferentes canais de atendimento – e-mail, telefones gratuitos, formulários, chamados, chats, atendimento remoto, etc. Há empresas que atendem a chamados apenas por e-mail ou formulário, ou ainda possuem apenas um FAQ – e isso nem sempre corresponde a atendimento 24 horas. A dica é ter mais de uma forma de resolver os problemas quando eles surgirem. Lembre-se que suporte serve para a orientação, solução de dúvidas e correção de problemas – e não apenas para registrar a sua reclamação. Ele precisa funcionar. Exija um bom suporte em seu contrato.

 

3 – Empresa legalizada

Busque saber melhor sobre o nível de credibilidade da empresa de hospedagem de sites. Uma forma fácil é verificar o registro do seu site. Prefira as empresas com mais de 2 anos de experiência registradas em sites como o Whois. Se a empresa tiver domínio no Brasil, consulte o RegistroBr. Se for estrangeira, consulte o Whois.

 

4 – Pagamento e escolha do melhor plano

Se não conhece ainda a empresa de hospedagem e gostaria de saber melhor como tudo funciona, você pode optar por um plano de pagamento sem prazo fixo, ou seja, quando você paga apenas pelos meses de uso. Não há por que você contratar um plano de 24 meses sendo que você não tem ainda confiança na empresa. Caso não fique satisfeito, é só mudar para uma empresa com uma proposta melhor. Caso tenha sido bem atendido neste pequeno período, vale a pena aproveitar promoções com tempo maiores e outras facilidades.

 

5 – A solução correta para o seu site

Uma forma adequada de escolher a sua melhor opção de hospedagem é defini-la pelo tipo e tamanho do seu site. Um e-commerce ou um portal necessitará de recursos mais capazes que um simples blog sobre vida diária. Se o site precisa dispor de espaço para imagens e arquivos, isso também deve ser considerado. Se quiser hospedar mais de um site no mesmo plano de hospedagem, precisa encontrar a melhor oferta. Avalie o tipo de projeto que pretende hospedar com as ofertas existentes. Não adianta optar pelo plano mais barato se ele não corresponde com as expectativas do seu projeto.

Aprenda um pouco mais sobre como escolher a empresa de hospedagem de sites ideal para você !


Você também vai gostar de:

Share This