web analytics

Quão envolvido você está no processo de criação de seu website? Onde começa a interferir em sua presença na Internet e onde essa intervenção para? Participa do desenvolvimento do design, da criação do conteúdo ou até mesmo do direcionamento de todos os elementos do site a um determinado público alvo?

É preciso ter em mente que ser o dono de um negócio não garante a você o conhecimento pleno sobre todas as áreas que fazem parte do mesmo. Em alguns casos, é interessante direcionar certos aspectos para outros profissionais, seja um intendente para ajuda-lo com as tarefas do dia a dia, um contador para auxiliar com o caixa ou um designer para desenvolver toda a estética de seu site. Basicamente, se o trabalho de todos os profissionais envolvidos no cotidiano de sua empresa for bem feito, a tendência é que ela cresça e a demanda por mais profissionais capacitados também.

Agora, vamos pensar em como tornar essa união proveitosa para a construção do website de sua empresa.

 

 

Considerações iniciais

 

Primeiramente, há dois pontos importantes a considerar na criação de um site de sucesso: o serviço prestado e o público que deseja atingir. Apesar de parecer uma tarefa fácil, é aqui que a maioria das pessoas erra.

Tomemos como exemplo o seguinte caso: você está prestes a dar o pontapé inicial em seu negócio. O mercado em que o mesmo está inserido é dominado por duas outras grandes empresas. Como você se destacaria? Certos empresários já pensaram, com base em opiniões de amigos e de outros empresários, na possibilidade de ganhar a parcela de clientes insatisfeitos com os serviços dos concorrentes, enquanto outros pensam em ignorar a concorrência por completo e fazer “apenas o seu”… E ambos mostram-se equivocados. Você não pode depender da falha das outras empresas para desenvolver a sua, ao mesmo passo em que deve se atentar aos erros de seus concorrentes para não cometê-los também. Talvez caiba aqui a contratação de uma empresa de pesquisa de mercado para identificar as necessidades do seu público-alvo.

Enquanto presta atenção nas outras empresas, você deve oferecer um serviço de qualidade e diferenciado. Os preços devem ser competitivos, talvez até menores do que os dos seus concorrentes, num primeiro momento.

Pensemos agora num designer recém formado que está montando seu portfolio. É comum ver novos profissionais pedindo conselhos para quem já está na área há algum tempo. Nesse caso, o problema é justamente a opinião de terceiros: como um designer, você deve compreender o que seu cliente busca e suprir as expectativas dele com base em seus conhecimentos. Se utilizar a visão de outro designer, sua ideia pode ser influenciada por uma opinião que aparenta ser confiável, mas que pode ser diferente da sua – tão diferente, que tem o potencial de descaracterizar seu trabalho.

E o que tudo isso tem a ver com a construção do site de seu negócio? A lição que fica aqui, sendo nosso primeiro fator crucial para criar um site de sucesso, é: tanto o cliente como o profissional podem ser influenciados por opiniões de terceiros. O início é sempre complicado, e não há muito a se fazer quando a visão do cliente diverge da do profissional contratado. Nesses casos, é comum até que o cliente em questão dispense os serviços prestados pelo profissional para fazê-lo em seu lugar. Quantos empresários não se vangloriam por terem desenvolvido por conta própria o design de seus sites? Entretanto, o resultado obtido por alguém que realmente sabe o que está fazendo e possui experiência pode ser comparado com o resultado conquistado por um leigo? Acreditamos que você já deve saber a resposta…

 

 

Opinião do público alvo x opinião do empreendedor

 

Seu negócio está em desenvolvimento. Agora, é chegada a hora de firmar sua marca, e a Internet obviamente é uma ferramenta eficaz para fazê-lo. A criação do site é quase que obrigatória, mas falemos de outro ponto importante, também parte do processo de propaganda: o slogan.

Temos diversos exemplos de empresas bem sucedidas com slogans impactantes, e deve-se ter cuidado na hora de cria-lo. Em suma, a opinião do empreendedor não deve refletir no serviço prestado e na imagem da empresa, principalmente quando ela difere da opinião do público. O slogan é mais um dos elementos que podem ser influenciados por uma visão pessoal, portanto, muita calma nessa hora! Quem sabe, não seja o momento oportuno para contratar um profissional para cuidar do marketing de seu negócio?

Estratégias de marketing para a criação de sitesMuitas empresas tiveram seus slogans e toda sua propaganda criados por equipes de marketing. A Apple e seu “Think different”, o Mcdonalds e seu “Amo muito tudo isso”, a Coca-Cola e o “Viva o lado Coca-Cola da vida” ilustram bem isso. Quem sabe, os respectivos donos dessas empresas não fossem capacitados para criarem slogans como esses, ou simplesmente não gostaram deles, mas os aprovaram por acreditarem nas equipes de marketing contratadas para desenvolvê-los? Vale lembrar que os resultados obtidos pelos slogans foram positivos em todos os casos para suas respectivas empresas.

Mas o que a criação do slogan tem a ver com o desenvolvimento do site? Bem, ao abordar essa questão, já definimos o segundo fator crucial para ter um site de sucesso: o que você considera positivo nem sempre é positivo. Portanto, tenha em mente qual é seu público alvo e o que o mesmo busca. Assim que definir isso, dê ao público o que ele quer. É fácil esquecê-lo e desenvolver o site de uma forma que você prefira, mas nem sempre ela reflete o que o consumidor almeja. Pense nisso!

 

 

O propósito do site: como usá-lo de maneira efetiva

 

Com o site pronto, surgem as dúvidas: como torná-lo atrativo para o público? Como somar acessos? Qual a melhor maneira de organizar todas as informações sobre sua empresa? Há quem pense que o ideal é manter tudo na página inicial, independente de como está organizada. Alguns empresários sugerem a utilização de pop-ups para divulgar promoções, ou então aqueles anúncios exagerados com informações valiosas sobre sua empresa, que acabam por impedirem a visualização do conteúdo do site. Mas tudo bem, já que não existe maneira mais eficaz da informação ser notada, certo?

Errado. Pesquisas apontam que, se o usuário não consegue determinar o propósito do site que visita nos primeiros dez segundos de navegação, abandonará a página e não considerará acessá-la novamente. É aí que surge o problema: como as pessoas que acessam seu site irão compreendê-lo com tantos efeitos visuais e aquelas janelas incômodas que surgem de repente na frente da página?

A resposta é simples: não irão compreender. E como resolvemos isso? Com o terceiro fator crucial para ter um site de sucesso: concentre-se no conteúdo. Um website deve ter uma boa aparência e não estamos dizendo que ela deve ser ignorada em prol do conteúdo, mas o foco deve ser na manutenção do conteúdo, bem como na organização do mesmo. Isso Foco no Marketing de Conteúdogera uma boa experiência de navegação, facilitando o retorno dos usuários ao seu site. Mantenha as informações claras, disponibilize tudo que for necessário sobre sua empresa e organize a homepage do site para que o usuário entenda sua proposta rapidamente. Sabemos como é fácil mudar de site e, consequentemente, escolher outra empresa para prestar o serviço que seu negócio poderia prestar com qualidade, logo, todo esforço aqui é válido.

Que tal seguir o primeiro fator explorado acima e contratar um profissional capacitado para cuidar disso?

 

 

Considerações finais

 

Muitas vezes, as decisões referentes ao desenvolvimento de um site podem depender de uma bancada de pessoas onde cada uma a sua maneira participa da empresa e possui voz para firmar sua opinião dentre as demais. Por mais que esse processo seja compreensível, pode atrasar – e muito – o desenvolvimento do site. Pense em quantas decisões deverão ser tomadas, desde o design do website até a maneira com que ele será divulgado, e o tempo que isso levará. Não acreditamos que a construção do site deva ser apressada, mas trata-se de um processo que deve ser ágil na medida do possível.

Logo, esclarecemos aqui a solução dessa questão com o quarto fator para ter um site de sucesso: defina uma pessoa para tomar as decisões difíceis, ou seja, para entrar em ação naqueles casos onde ninguém concorda com ninguém. Evite, porém, que essa pessoa precise intervir. O ideal é respeitar a opinião de todos os envolvidos e agir profissionalmente!

Antes de finalizar, temos uma última dica que pode auxiliá-lo na tarefa de construir um website: aja com transparência. Se estiver contratando um profissional, deixe claro o que deseja, suas ideias, o que gosta, o que prefere evitar e, principalmente, faça perguntas! Suas dúvidas serão respondidas, e só assim uma boa relação entre contratante e contratado pode ser construída – e ela refletirá positivamente na criação de seu website.

 



Você também vai gostar de:

Share This