web analytics

4 erros de hospedagem de sites que você não sabe que está cometendo!

Quem realmente quer ter um site ou blog de sucesso (ou seja, manter uma página lucrativa) precisa saber de tudo um pouco. Webmasters são criadores de conteúdo, estudantes de SEO, têm que saber de mídias sociais e até atacar de designers de vez em quando. Só que tem mais uma missão que muitos bloggers deixam de lado: a gestão da hospedagem de sites

Muitas vezes isso acontece por falta de paciência (convenhamos que é muito mais legal cuidar do Facebook do que de um servidor). A consequência disso são erros bobos e que prejudicam o seu site em diversos fatores como velocidade, disponibilidade, segurança e até no Google. Existem alguns erros que são os mais comuns. O Dicas de Hospedagem vai pontuá-los para que você não cometa no seu site ou blog. Confira: 

 

1 – Escolher uma hospedagem gratuita ao invés de uma paga

Já tocamos nesse assunto de forma detalhada algumas vezes (recomendamos a leitura dos artigos Como escolher a hospedagem para o seu site,  Domínio pago ou gratuito. Qual o melhor? e Hospedagem gratuita), mas sempre é bom explicar que o barato pode sair caro na escolha de uma hospedagem grátis. Três motivos: 

  • Em um Tumblr ou Blogspot você não tem o domínio total sobre as configurações; 
  • O Google não ranqueia tão bem plataformas grátis; 
  • Você não vai ter uma página para chamar de sua. Sempre vai ser do serviço em que está hospedado. 


2 – Não ter noção do espaço exato que você contratou no serviço de webhost

Sabe aquela história das letras miúdas do contrato? Pois é. Em hospedagem de sites isso pesa muito. Não existe hospedagem ilimitada e domínios ilimitados (como algumas propagandas afirmam). É muito importante você saber qual é o limite do seu serviço para evitar problemas como o site ficar mais lento, o backup parar ou mesmo você ter a conta suspensa. O melhor a fazer é estimar a quantidade de tráfego (ou de domínios) que você vai ter. Se for o caso, contrate uma hospedagem VPS ou servidor dedicado.  

 

3 – Misturar sites experimentais com sites de negócios

Fazer experiências é algo primordial para ter sucesso na internet. Afinal, é uma das melhores formas de saber se um negócio pode ou não dar certo. O que é mais complicado de fazer é misturar negócios com testes. A principal consequência disso é a falta que você vai começar a ter do seu espaço na hospedagem. Imagine a tragédia de um blog já consolidado ficar fora do ar por causa de um blog que você está usando para teste. Uma alternativa é contratar um serviço de hospedagem apenas para testes. 

 

4 – Não deletar arquivos antigos da sua hospedagem

É triste, mas é real. Se você teve um site que não está mais sendo atualizado, a melhor saída e apagar todos os arquivos do seu servidor para poder liberar mais espaço para conteúdo novo. Muitas (mas muitas mesmo) pessoas titubeiam em fazer isso. Em alguns serviços de hospedagens é possível fazer isso com um clique. Em outros, será preciso usar serviços como phpMyAdmin. 

 

Veja mais no segundo artigo sobre o assunto: Mais 3 erros de hospedagem de sites que você não sabe que está cometendo.

Então fique sempre atento aos erros acima para não cometê-los e manter seu site crescendo e bem-sucedido sempre!



Você também vai gostar de:

Share This