web analytics

Um dos nichos mais fáceis de penetrar na indústria de hosting é o mercado de revenda de hospedagem. Para o não-iniciado, revendedores de hospedagem essencialmente constroem seu negócio provendo serviços e suporte técnico, bem como infra-estrutura terceirizada de uma empresa de hosting geralmente maior. Em outras palavras, usa-se a estrutura pronta e funcional de outra empresa para iniciar-se um negócio de hospedagem de sites.

Assim como indivíduos e pequenos negócios precisam pesquisar parceiros de hospedagem que irão hospedar seus sites ou aplicações, revendedores de hospedagem precisam formar uma parceria estreita com seus fornecedores, e por isso o sucesso ou fracasso de seus negócios depende não apenas de seu próprio desempenho e de como lida com o suporte a seus clientes, mas também de como a empresa fornecedora dos recursos entrega seus serviços.

Se você tem interesse em iniciar ou expandir um negócio nessa área, siga as 10 dicas essenciais – testadas e aprovadas – para trilhar o caminho do sucesso como revendedor de hospedagem:

  1. Escolha um bom parceiro como fornecedor – afinal, a confiabilidade, escalabilidade e diversidade de produtos e serviços que você poderá oferecer a seus clientes estarão limitados (ou ilimitados) a depender dos produtos e serviços oferecidos pelo seu fornecedor de plano de revenda de hospedagem. Escolha bem desde o começo, e garanta um futuro de tranquilidade e capacidade de expansão.
  2. Suporte, suporte, suporte – os clientes vão querer manter suas parcerias com um parceiro de negócios que eles sabem que está ouvindo, é tecnicamente capaz e sempre pronto a ajudar. Esteja sempre pronto a cooperar com o sucesso de seus clientes, e eles serão fiéis por muito tempo.
  3. Diferencie-se – em um mercado bastante competitivo, você precisa de um modo de destacar-se dos demais. Seja por meio de aplicativos personalizados ou módulos especiais nos painéis de controle ou outras vantagens, procure formas de ser diferente e melhor.
  4. Esteja disponível – o modo mais fácil de perder um negócio de hospedagem é não estar disponível quando seus clientes mais precisam de você.
  5. Honre compromissos – seja bastante claro em seus contratos e acordos, e sempre honre os compromissos e as promessas.
  6. Não se comprometa demais – um desafio para muitos pequenos negócios é limitar o comprometimento. Saiba seus limites iniciais e não faça todos os clientes sofrerem porque você perdeu o foco inicial. Por exemplo, não prometa chat ao vivo 24h se você está sozinho no negócio – é uma promessa que obviamente não poderá ser cumprida, e que causará grande insatisfação a seus clientes.
  7. Mantenha-se atualizado – como um revendedor, você é o ‘especialista’ técnico em que seus clientes confiam. Invista tempo e energias para manter-se atualizado nas últimas tecnologias da indústria e em atualizações de software.
  8. Especifique uma audiência-alvo – focalize seus esforços de marketing e ofertas de produtos em uma audiência específica, e não tente ser todas as coisas para todas as pessoas. É mais provável que você acabe não vendendo nada a ninguém se não especificar uma audiência para seus serviços.
  9. Automatize processos administrativos – quanto melhor você puder automatizar o registro de novos clientes e cobranças, mais facilmente seu negócio poderá crescer, e mais você poderá se focar em seus clientes, ao invés de detalhes administrativos. Na indústria de hosting isso é relativamente fácil, por exemplo com o uso da popular combinação cPanel + WHMCS.
  10. Sempre dê atenção às vendas – não negligencie seus esforços de vendas enquanto seu negócio começa a crescer. Esse tipo de acomodação invariavelmente traz resultados ruins a médio prazo.

Seguindo essas dicas, é muito mais provável que seu negócio como revendedor de hospedagem alcance um bom sucesso. A perseverança em pontos básicos pode ser a diferença entre um negócio que morre no primeiro ano e um que irá transformar-se no próximo ‘big player’ nos próximos dez anos.

[via TheHostingNews, com adições]



Você também vai gostar de:

Share This