Pesquisa afirma que Cloud Computing não vai crescer este ano

A computação em nuvem tem sido apresentada como uma tendência futura na armazenagem de dados, porém uma pesquisa afirma que isto deve demorar um pouco mais do que os analistas de tecnologia esperavam. Um estudo realizado pelo instituto Unit4 com cerca de 700 empresas de 12 países afirma que o mercado de cloud computing deve permanecer estável no ano de 2011. A previsão de crescimento deve ser em longo prazo.

A pesquisa afirma que em 2020 a maioria das empresas pretende investir em computação em nuvem para as aplicações back-office (aplicações que podem controlar um computador ou um sistema através de acesso remoto, de outro local). Mas estas mesmas empresas que pensam em investir em cloud computing mais para frente ainda não se mostram dispostas a utilizar este serviço. Das 700 empresas, 4% tem a previsão de diminuir o investimento na área e 31% não querem investir em Cloud Computing.

Muitos motivos fazem as empresas ainda não pensarem em investir na computação em nuvem. Apesar do sistema apresentar inúmeras vantagens, como as em relação a economia de energia e de equipamentos de hardware, o preço dos serviços oferecidos para cloud computing ainda são proibitivos. Por se tratar de um negócio que recebeu grande atenção do segmento, a computação em nuvem teve uma supervalorização. A tendência é que com o tempo os preços se estabilizem.

Outros motivos que também preocupam as empresas em relação ao cloud computing foram mostradas na pesquisa: boa parte dos usuários acredita que perder o controle total sobre as aplicações no cloud computing pode ser um fator de risco na hora do sigilo dos dados. Outra parcela dos participantes da pesquisa também acredita que depender unicamente da internet para armazenar os dados é uma desvantagem da computação em nuvem.

As principais vantagens apresentadas em relação ao cloud computing foram as seguintes: as empresas pesquisas pela Unit4 acreditam que o sistema garante uma manutenção mais facilitada de eventuais problemas. Outra parcela também acredita que a escalabilidade é uma grande vantagem apresentada pelo sistema de computação em nuvem. Com vantagens e desvantagens para ambos os sistemas, a previsão das empresas pesquisadas é que a tendência seja o uso de um sistema híbrido no futuro.

Estes grupos acreditam que em 2020 a grande maioria dos sistemas de armazenagem de dados vão utilizar a computação em nuvem e as aplicações nas instalações das empresas. 83% das empresas pesquisadas acreditam neste índice. Já 9% acham que o cloud computing vai dominar e mercado, mesmo número de pessoas que acham que o sistema mais antigo permanecerá dominando o mercado. É esperar o tempo passar e ver qual vai ser o modelo que irá dominar o futuro deste mercado em crescimento.

Saiba mais sobre Cloud Computing nesta postagem do Dicas de Hospedagem


publicado em

Precisa de ajuda para escolher uma hospedagem?

Nossa inteligência artificial vai te ajudar a escolher, sem enrolação, a melhor opção pra você:


Comentários

Uma resposta para “Pesquisa afirma que Cloud Computing não vai crescer este ano”

  1. Problema na rede da Sony: um ponto a menos para a computação em nuvem – Dicas de Hospedagem de Sites

    […] Novo no Dicas de Hospedagem? Inscreva-se grátis em nossa lista de e-mails e receba toda semana as novidades do site, artigos exclusivos para membros e participe automaticamente de promoções do portal. É rápido, não custa nada e só tem vantagens! Tweet ShareUm dos assuntos mais falados dos últimos dias foi a invasão de hackers na PSN (PlayStation Network). O resultado do problema foi o roubo dos dados de mais 100 milhões de usuários no mundo. Além disso, o ataque a rede da Sony levantou muitas dúvidas em relação a segurança do cloud computing. Isto aconteceu pouco tempo após a declaração de que a computação em nuvem iria permanecer estável este ano (veja neste link do Dicas de Hospedagem). […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *