O que fazer quando o seu serviço de hospedagem acaba

 

Apesar de ser quase impossível um serviço de hospedagem de qualidade fechar as portas (por isso a importância na escolha de um bom serviço de host para o seu site), existem algumas ocasiões em que empresas de hospedagem acabam falindo ou simplesmente optam por descontinuar os serviços. Junto com estas empresas, milhares de terabytes vão embora. Você sabe quais são as melhores decisões a tomar na hora em que o seu serviço de hospedagem acaba?

Casos recentes de serviços de hospedagem de sites que fecharam as suas portas (como o GeoCities do Yahoo) são a prova que de que quando se deseja ter um site de qualidade e não sofrer riscos, o mais importante é ser precavido. Cuidar de seus dados, pesquisar quais são as empresas de hospedagem que se apresentam bem no mercado, tomar cuidado com os termos de contrato na hora da instalação do seu site e principalmente ficar alerta sempre em relação ao seu host.

Serviços gratuitos correm mais riscos

Um dos momentos mais decisivos em relação às dores de cabeça que posteriormente poderão lhe ocorrer é a hora da contratação do serviço de hospedagem de sites. Muitas pessoas acreditam que serviços gratuitos ou com o preço muito baixo podem ser as melhores opções. Mas vamos por uma lógica: se o serviço de host é gratuito, como que a empresa de hospedagem vai conseguir lucrar e principalmente, não falir.

Pesquise as melhores empresas de hospedagem

Saber quais são as melhores empresas de hospedagem minimizam os riscos em relação ao fechamento delas. Um dos melhores locais na internet para fazer a pesquisa sobre as melhores empresas de hospedagem de sites é o Ranking de Hospedagem do Dicas de Hospedagem. Lá você pode verificar diversos indícios que mostram quais empresas podem (ou não) te deixar completamente na mão.

Backup sempre!

Você já pesquisou a melhor empresa de hospedagem e agora o seu site está a todo vapor. Não se esqueça de proteger os seus dados. Muitas empresas já deixam nos termos de contrato cláusulas que mostram de quanto em quanto tempo deve ser feito o salvamento dos dados.  O contrato deve ser lido com muita atenção. Um dos maiores riscos quando uma empresa de host termina é você perder não só os dados, como também o domínio.

Fique sempre alerta em relação à sua empresa de hospedagem

O contrato com a empresa de hospedagem sempre prevê duas coisas: quanto tempo você tem para rescindir o contrato e o que acontece quando isto acontecer. Com estas duas informações, você pode ter controle da hora de sair. Assim você pode ver alguns sinais de que o host está acabando e se antecipar a eles. Fique ligado com notícias em relação à empresa, declínio do serviço oferecido e qualquer outro elemento estranho no seu site.

Se você achar que a empresa está falindo, caia fora e proteja o seu site!


publicado em

Precisa de ajuda para escolher uma hospedagem?

Nossa inteligência artificial vai te ajudar a escolher, sem enrolação, a melhor opção pra você:


Comentários

2 respostas para “O que fazer quando o seu serviço de hospedagem acaba”

  1. Avatar de Thiago Sabaia
    Thiago Sabaia

    Hoje em dia Hospedagem de Sites é um serviço muito barato, ou seja, você pode assinar em 2 empresas diferentes, 1 onde o site irá rodar, e outra onde ficará o backup.
    Aqui na Super T Host trabalhamos assim, temos o dedicado onde fica os sites na Limestone, e temos um VPS na Hostdime onde fica armazenado os backups. Caso a empresa feche ou aconteça uma invasão, você tem a copia de segurança em um local bem longe. Usem de exemplo o caso da StarHosting, que fechou as portas devido ter ocorrido uma invasão e eles não terem backup em servidor separado.

  2. Avatar de Dicas
    Dicas

    Realmente, Thiago.
    Mas para evitar isso, basta escolher uma empresa já estabelecida no mercado para minimizar seus riscos, e experimentar serviços mais baratos secundariamente.

    Para qualquer uma das opções, o backup é essencial!

    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *