web analytics

Como deixar seu site mais rápido

Publicado por em agosto 12, 2011 em Geral | 2 comentários

Tal como em muitos setores da vida, na internet velocidade é tudo. Pode ter certeza que um site que demora muitos segundos para carregar vai ser rapidamente ignorado pela audiência. Por isso, o DdH vai mostrar alguns truques para você deixar o seu site ou blog mais rápido. Já demos algumas dicas (em relação a plugins de cache, atualização de CMS, desabilitação de plugins e hospedagem de sites) de como deixar o site mais rápido neste outro artigo. Vamos a outras dicas.

Melhorar o código-fonte da página

Os códigos fontes de alguns CMS vêm com o algumas linhas em branco. Pode não parecer muito, mas estes espaços no código podem resultar em segundos a mais no carregamento. Tire manualmente estes espaços. Outra ação que você pode fazer é procurar erros no código-fonte. Um bom site que faz esta análise é o do W3C Validator. É só colocar o link do seu site e os erros aparecerão. Após isto é só corrigir no código-fonte. Dá trabalho, mas vale a pena.

Cuidado com Java e Flash

Dois dos maiores vilões em relação à lentidão de sites na web são as ferramentas em Java e Flash. Alguns sites têm até que apresentar uma barra de porcentagem na hora da apresentação. Muitos visitantes saem correndo quando veem este tipo de tela. Mesmo pequenos quadros feitos nestes tipos de formatos demoram para carregar. Não os utilizem. Quando for inevitável usar Java ou Flash, existem algumas ferramentas que otimizam os códigos, deixando-os mais leve.

Otimize as imagens

Esta regra faz parte do bê-á-bá de quem lida com um site. Nunca carregue imagens com qualidade muito alta no seu site. Otimize TODAS as imagens que você vai utilizar no seu site. Diminua para um tamanho padrão (isto vai depender do seu site), mas normalmente é de, no máximo 320×240. Utilize imagens em JPG ou GIF e faça uso de sites que otimizam imagens. Um deles é o Image Optimizer. É só colocar o seu arquivo e pedir para otimizar.  

Economize nos Widgets

Existem plugins e widgets muito funcionais que encontramos na net. Mas se formos usar todos, o site não abre. Por isso uma das regras básicas para deixar um site rápido é selecionar quais deles utilizar nas páginas. Como muitos destas ferramentas são em flash ou Java, pioram muito a velocidade de carregamento de sua página da web. O ideal é que não se tenha nenhum em seu site. Mas se for irresistível usar o widget, o faça com muito critério.

Contrate um bom serviço de hospedagem: Esta dica já foi dada na outra postagem de como deixar o seu blog mais rápido, mas trata-se da nossa obrigação alertar você. O serviço de hospedagem influi muito na velocidade do seu site. Dependendo da localização e qualidade do servidor, ter um site rápido vira uma tarefa impossível. Você pode conferir quais são as empresas de hospedagem que oferecem servidores mais rápidos no nosso ranking de hospedagem de sites. Confira lá.



Você também vai gostar de:

2 Comentários

  1. valeu amigo
    grande ajuda
    Tou reparando que os widgets é do pior!!!

    grande abraço

    • Fala Diogo!

      Que bom que gostou

      Sucesso com seu blog!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como deixar seu site mais rápido .: QualyComp Internet :. - [...] Post extraído e adaptado de Dicas de Hospedagem. [...]

Comente e participe da discussão!