Apache: conheça um pouco mais sobre o mais popular servidor web

Na semana passada o Dicas de Hospedagem apontou quais são os principais programas de servidores de banco de dados. Esta semana é hora de falar sobre quem domina o mercado de outra ferramenta que é imprescindível para quem trabalha com uma página na web: o de servidores web. Só que neste caso há um nome que reina absoluto: o do servidor Apache. A tendência de domínio do mercado (coisa rara em se tratando da volatilidade da web) tende a ser cada vez maior dada as vantagens do Apache. 

Mas o que é um servidor web?

Antes de falar sobre o Apache, vamos explicar o que faz um servidor web. Este tipo de software recebe os dados enviados em HTML ou outra linguagem de programação e traduz para que fique em linguagem visível para os usuários. Ou seja, apenas com esta tecnologia (utilizada em todos os sites) é possível transformar um punhado de códigos em textos, imagens, gráficos e tudo mais que compõem um site da internet. Como dito no início desta postagem, o servidor web mais popular existente é o Apache. 

O Apache

Criado em 1995, o Apache tem a liderança do mercado de servidores desde 1996. Apresenta já de cara duas grandes vantagens para ferramentas que ajudam a construir sites: é feito em plataforma livre e não exige muito conhecimento para sua utilização. Dados apontam que cerca de 60% dos sites da internet utilizam este tipo de servidor para dados. O Apache desbanca concorrentes como a Microsoft (com o IIS) e o Google no mercado de servidores web. 

Um dos maiores trunfos do Apache é a flexibilidade encontrada nos módulos utilizados no programa. Com estes plugins, o servidor web mais popular que existe pode se encaixar as inúmeras especificações dos sites. Em outras palavras, o Apache tem a capacidade de se adaptar a diversos tipos de páginas da web. Estes módulos são desenvolvidos pela própria empresa ou por desenvolvedores independentes. 

A prova da portabilidade do Apache está na capacidade de ele rodar na grande maioria dos sistemas de hospedagem de dados. Enquanto o sistema Microsoft só roda em hospedagens Windows, o Apache pode rodar tanto em Windows como Linux. Ou mesmo em outras menos utilizadas, como o Amiga. Além disso, o sistema é considerado o mais seguro em relação aos concorrentes diretos. 

Todos estes dados mais o fato de ser totalmente gratuito fazem do Apache líder do mercado. E salvo o fato dos concorrentes apresentarem alguma novidade revolucionária em termos de servidores web, a tendência é que o Apache se consolide e que continue a frente dos outros.  Todas as empresas do Ranking de Hospedagem de sites do Dicas de Hospedagem trabalham com o Apache. 


publicado em

,

Precisa de ajuda para escolher uma hospedagem?

Nossa inteligência artificial vai te ajudar a escolher, sem enrolação, a melhor opção pra você:


Comentários

2 respostas para “Apache: conheça um pouco mais sobre o mais popular servidor web”

  1. Retrospectiva 2011 do Dicas de Hospedagem – Parte 4 (final) | Dicas de Hospedagem de Sites

    […] listando algumas ferramentas muito utilizadas na hora de hospedar e administrar um site. Falamos do servidor web Apache, dos principais Content Management System (CMS) além do WordPress e também contamos a história […]

  2. [Infográfico] O que é .htaccess e como usá-lo bem | Dicas de Hospedagem de Sites

    […] podemos explicar que o .htaccess é um arquivo utilizado no sistema de servidores Apache no Linux (relembre o que é Apache) para atender comandos específicos na administração do site.  Para explicar melhor, você vai […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *